Experiências de estágio: vivenciando a docência

Autores

  • Daniela Menegat Universidade de Caxias do Sul
  • Tatiane Eitelven Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

estágio, vivências, ensino

Resumo

Tornar-se professor nos dias de hoje tem sido cada vez mais desafiador. A tecnologia que permeia a sociedade brasileira trouxe o acesso amplo à informação para toda e qualquer pessoa, fazendo com que os professores necessitem adequar suas aulas a nova realidade, trazendo novos recursos à sala de aula. Além disso, é notável a dificuldade que os professores e escolas enfrentam com as condições de infraestrutura, carga horaria e problemas financeiros. Os estágios dos cursos de licenciatura permitem que o aluno vivencie e participem dessa realidade, podendo se preparar para a vida de docência posteriormente. O presente trabalho tem por objetivo relatar as experiências de estágios do curso de licenciatura em biologia, contando com as atividades desenvolvidas, bem como com as dificuldades e pareceres sobre as mesmas. È evidente que com o acesso a tecnologia as escolas necessitem rever suas formas de aprendizado. Os alunos já não se satisfazem apenas com uma aula tradicional, sendo necessária a utilização da criatividade, criando-se aulas mais dinâmicas e práticas. As aulas práticas demonstraram interessem por parte dos alunos, tendo um bom aproveitamento pelos mesmos. Além da pratica formal, a formação em ciências biológicas nos permite atuar no campo informal. O campo informal, mostrou-se um campo a ser explorado. Apesar de consideramos certas atitudes como as de conhecimento comum, é notável como simples atividades e informações a população em geral, muda o pensamento e forma de agir dessas.

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Publicado

22-12-2018

Como Citar

Menegat, D., & Eitelven, T. (2018). Experiências de estágio: vivenciando a docência. Revista Interdisciplinar De Ciência Aplicada, 3(6), 5–9. Recuperado de https://sou.ucs.br/revistas/index.php/ricaucs/article/view/65