Docência e Ousadia: PIBID entre o mundo de cá e o mundo de lá

Autores

  • Cristiane Backes Welter Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

docência, ousadia, escola pública, reflexão

Resumo

Entre Mundo de cá e Mundo de lá, esse artigo resulta de um movimento de reflexão sobre as vivências da docência na escola pública por bolsistas de iniciação à docência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul (UCS). A iniciação à docência exigiu das acadêmicas do Curso de Pedagogia o desprendimento de velhas práticas pedagógicas para atuar com ousadia. O período de análise foram os anos de 2014 a 2018 pois considerou-se a abrangência de quatro anos de atuação das bolsistas junto a turmas de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Escola Municipal de Ensino Fundamental de Caxias do Sul. Constituiu-se um conceito de identidade do bolsista de iniciação à docência chamado Ser Pibidiano, a partir das categorias de análise que emergiram das vivências compostas por ousadia, ressignificação de práticas escolares e exigência da reflexão teórica. O PIBID mostrou-se como um caminho e uma estratégia ousada para vencer barreiras da organicidade da formação dos profissionais da educação, incluindo assegurar um fluxo de ideias e de estratégias pedagógicas inovadoras chegando mais rápido às escolas.

Referências

NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista de Educación, n. 350, p. 203-218, sep.-dic. 2009. Disponível em: http://www.revistaeducacion.mec.es/re350/re350_09por.pdf. Acesso: 10 jan. 2018.

BUORO, A. B. Por que e como lidar com imagens da arte na educação infantil. Pátio. Revista Pedagógica (Porto Alegre), Porto Alegre, RS, v. 1, n.1, p. 32-33, 2003.

Downloads

Publicado

22-03-2018

Como Citar

Welter, C. . (2018). Docência e Ousadia: PIBID entre o mundo de cá e o mundo de lá. Revista Interdisciplinar De Ciência Aplicada, 3(5), 48–50. Recuperado de https://sou.ucs.br/revistas/index.php/ricaucs/article/view/62