PIBID na formação inicial de professores de Artes Visuais na UCS
Palavras-chave:
Pibid - Artes Visuais, Ensino de Arte, Licenciatura em Artes VisuaisResumo
Este artigo aborda aspectos da experiência pibidiana do subprojeto Artes Visuais da Universidade de Caxias do Sul por meio de reflexões sobre o breve percurso do PIBID na Instituição. Comenta sobre a constituição dos grupos de trabalho, analisando o problema da alta rotatividade dos bolsistas no subprojeto. Apresenta brevemente aspectos epistemológicos e metodológicos que nortearam as reflexões e as ações dos bolsistas. Conclui reconhecendo os benefícios do Programa para o enriquecimento da formação inicial dos licenciandos em artes visuais.
Referências
READ, Herbert. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 1982.
EFLAND, Arthur. Arte e cognição: teoria da aprendizagem para uma época pós-moderna. In: A COMPREENSÃO E O PRAZER DA ARTE, 1, 1998, São Paulo, SP. Anais... São Paulo, SP: SESC, 1998.
BARBOSA, Ana Mae. Educação e desenvolvimento cultural e artístico. In: Educação & Realidade, v. 20, n. 2, p. 9-17, 1995.
BARBOSA, Ana Mae. Dilemas da Arte/Educação como mediação cultural em namoro com as tecnologias contemporâneas. In: BARBOSA, Ana Mae. (Org.). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID-UCS E 1º PAINEL DE LICENCIATURAS, 1, 2015, Caxias do Sul, RS. Anais... Caxias do Sul, RS: Educs, 2015. Disponível em: <https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/papel_instituicoes_ebook.pdf>. Acesso em: 22 fev. 2018.
PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA, 1, 2015, Lages, SC. Anais... Lages, SC: UNIPLAC, 2015. Disponível em: www.even3.com.br/anais/pibidsul. Acesso em: 22 fev. 2018.
BREMM, Alessandra Baldissarelli; SPIGOSSO, Caroline. Ressignificando a relação “arte e cidade” na disciplina Arte. In: SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID-UCS E 1º PAINEL DE LICENCIATURAS, 1., 2015, Caxias do Sul, RS. Anais... Caxias do Sul, RS: Educs, 2015. p. 27-30. Disponível em: https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/papel_instituicoes_ebook.pdf Acesso em: 28 fev. 2018.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Proposta de diretrizes para a formação inicial de professores da educação básica, em cursos de nível superior. Brasília, Maio, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/basica.pdf. Acesso em: 28 fev. 2018.
LÜDKE, Menga; BOING, Luiz A. Caminhos da profissão e da profissionalidade docentes. Revista: Educação & Sociedade, v. 25, n. 89, p. 1159-1180, set/dez, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v25n89/22616.pdf>. Acesso em: 23 fev. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Interdisciplinar de Ciência Aplicada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.