Guia Didático para Aplicação de Contribuições de Unidades de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para a Disciplina de Ciências do Ensino Fundamental
Resumo
O presente material tem por objetivo auxiliar tanto professores do ensino médio quanto do ensino fundamental, nas disciplinas de Ciências e Biologia. Visa também orientar supervisores de escolas e profissionais de formação continuada para a inserção das Unidades de Ensino Potencialmente Significativa- UEPS, na prática pedagógica.
As quatro UEPS aqui apresentadas abordam sistemas do corpo humano, mais especificadamente, o digestório, o sistema reprodutor (masculino e feminino) e orientação sexual e o sistema muscular esquelético. Estão modeladas para aplicação em turmas de 8º ano, na disciplina de Ciências e fazem parte do produto apresentado para obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade de Caxias do Sul-UCS, desenvolvido pela professora Ariane Pegoraro Nuncio e orientado pela professora Dr.ª Gladis Franck da Cunha e com preciosas contribuições das professoras que compuseram a banca de defesa do Mestrado Drª. Neusa Massoni (UFRGS) e Drª Laurete Zanol Sauer (UCS).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Interdisciplinar de Ciência Aplicada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.