Guia Didático para Aplicação de Contribuições de Unidades de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para a Disciplina de Ciências do Ensino Fundamental

Autores

  • Ariane Pegoraro Nuncio Universidade de Caxias do Sul

Resumo

O presente material tem por objetivo auxiliar tanto professores do ensino médio quanto do ensino fundamental, nas disciplinas de Ciências e Biologia. Visa também orientar supervisores de escolas e profissionais de formação continuada para a inserção das Unidades de Ensino Potencialmente Significativa- UEPS, na prática pedagógica.

As quatro UEPS aqui apresentadas abordam sistemas do corpo humano, mais especificadamente, o digestório, o sistema reprodutor (masculino e feminino) e orientação sexual e o sistema muscular esquelético. Estão modeladas para aplicação em turmas de 8º ano, na disciplina de Ciências e fazem parte do produto apresentado para obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade de Caxias do Sul-UCS, desenvolvido pela professora Ariane Pegoraro Nuncio e orientado pela professora Dr.ª Gladis Franck da Cunha e com preciosas contribuições das professoras que compuseram a banca de defesa do Mestrado Drª. Neusa Massoni (UFRGS) e Drª Laurete Zanol Sauer (UCS).

Downloads

Publicado

23-06-2017

Como Citar

Pegoraro Nuncio, A. (2017). Guia Didático para Aplicação de Contribuições de Unidades de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para a Disciplina de Ciências do Ensino Fundamental. Revista Interdisciplinar De Ciência Aplicada, 2(3), X1-X84. Recuperado de https://sou.ucs.br/revistas/index.php/ricaucs/article/view/36