Xilema: fatores externos que influenciam no seu funcionamento, conectando o cotidiano ao científico

Autores

  • Tatiane Eitelven Universidade de Caxias do Sul
  • Fernanda Luvison Universidade de Caxias do Sul
  • Tiago Cassol Severo Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

xilema, capilaridade, coloração de flores, aula prática, experimentação

Resumo

O presente artigo tem por objetivo trabalhar o caráter interdisciplinar entre a Física e a Biologia, bem como a importância da experimentação prática em sala de aula através de um experimento em que seja possível a visualização do xilema, tecido responsável pelo transporte de seiva bruta e nutrientes das plantas. A interdisciplinaridade entre as áreas citadas está presente no próprio funcionamento do xilema, uma vez que ele envolve o processo físico da capilaridade atuando no desenvolvimento biológico dos vegetais. Assim, o experimento proposto visa comprovar a capacidade dos vegetais em absorver água do solo e distribuí-la à todas as partes da planta, indo contra a força da gravidade, independente do seu tamanho. Para tal observação foi feito o uso de um corante alimentar aplicado nas raízes de flores brancas de Chrysantemus sp, da família das Anteraceae, conhecidas popularmente como crisântemos. Ainda, verificou-se a possível influência de fatores externos como: pH, temperatura, luminosidade e salinidade no funcionamento do xilema. A prática é de fácil preparação, a fim de que possa ser aplicado em sala de aula, mesmo em escolas onde não se tem a disponibilidade de um laboratório. Com o experimento, o transporte da seiva bruta pode ser comprovado visualmente e pode também verificar a interferência ocasionada pelas variações do meio em que o vegetal está inserido. Além disso, apresenta-se uma opção para os docentes utilizarem em sala de aula, como forma de tornar o conhecimento mais atrativo e próximo da realidade do aluno.

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Publicado

23-06-2017

Como Citar

Eitelven, T., Luvison, F., & Cassol Severo, T. (2017). Xilema: fatores externos que influenciam no seu funcionamento, conectando o cotidiano ao científico. Revista Interdisciplinar De Ciência Aplicada, 2(3), 2–6. Recuperado de https://sou.ucs.br/revistas/index.php/ricaucs/article/view/28