O IMPACTO DA INOVAÇÃO PERCEBIDA NA LEALDADE DOS CLIENTES: UM ESTUDO EM SALÕES DE BELEZA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/23190639.v9n2.07

Palavras-chave:

Inovação percebida, Fidelidade, Serviço, Salão de beleza;, Mercado da beleza

Resumo

As mudanças no mundo dos negócios são constantes, e tal realidade é advinda da globalização. Visto isso, um fator evidente nesse novo cenário é a questão da inovação que é um processo complexo, a qual pode ser caracterizada como um ponto fundamental para a questão de fidelização de clientes. O objetivo do artigo é identificar a maneira pela qual a inovação percebida em um serviço de salão de beleza influencia a fidelização dos clientes ao mesmo, utilizando um modelo de equações estruturais. A pesquisa, que tem caráter quantitativo e natureza descritiva, foi realizada a partir da aplicação de questionários com 285 consumidores do serviço de salões de beleza residentes no Estado de Pernambuco. Já a análise de dados foi realizada por meio do Software estatístico JASP, no qual foi criado um modelo de equações estruturais objetivando verificar quais fatores mais influenciam a inovação percebida pelo consumidor em salões de beleza e qual a relação entre inovação percebida e fidelidade do cliente. Os resultados apontaram que as variáveis que afetam positivamente uma percepção inovadora do serviço são: administração, núcleo do serviço, instalação externa e responsividade. Também foi encontrada uma relação significativa entre percepção de inovação e fidelidade. Desta forma, o presente artigo confirma a hipótese de que é fundamental que os gestores de empresas de salões de beleza aprimorem as práticas de seus serviços, tendo vista, a inovação para se obter a fidelidade dos clientes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Itamara Keli Vieira da Silva, Universidade de Pernambuco

Universidade de Pernambuco

Djalma Silva Guimarães Junior, Universidade de Pernambuco

Universidade de Pernambuco

Fagner José Coutinho de Melo, Universidade de Pernambuco

Universidade de Pernambuco

Carlos Henrique Michels de Sant’Anna, Universidade de Pernambuco

Universidade de Pernambuco

Marcus Augusto Vasconcelos Araujo, Universidade de Pernambuco

Universidade de Pernambuco

Referências

Amaral, N. W., de Oliveira Mota, M., De Freitas, A. A. F., & Junior, S. B. (2013). A percepção da inovação no contexto de serviços e sua influência na satisfação e lealdade do cliente. Revista brasileira de marketing, 12(1), 26-50.

Balbino, C. M., Silvino, Z. R., Joaquim, F. L., Souza, C. J. de, & Santos, L. M. dos. (2020). Technological innovation: dialogical perspective from the view of Joseph Schumpeter. Research, Society and Development, 9(6), e198963593.

Blum, I. G. S., Emiliano, S., & Cássia, D. Cabelo afro e a estética: a valorização dos traços étnicos. (2017). (TCC do curso Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba. Disponível em: <https://tcconline.utp.br/tag/isis-gabrielly-slompo-blum/> Acesso em: 21 de março de 2021.

Brasil. (2004). Lei de Inovação. Lei n° 10.973, de 2 de dezembro de 2004. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.973.htm>. Acesso em: 24 de março de 2020.

Brito, S. (2018). Serviço pós-venda e fidelização de clientes: estudo de caso numa Farmácia Magistral. E3-Revista de Economia, Empresas e Emprendedores na CPLP, 4(1), 115-137.

Carmona, L. J. M., Tomelin, J., Dani, A. C., & Hein, N. (2018). Efeito da intensidade tecnológica na relação entre o investimento em inovação e o desempenho organizacional de setores industriais. Brazilian Journal of Management & Innovation, 5(2), 84-106.

Cheng, S. I. (2011). Comparisons of competing models between attitudinal loyalty and behavioral loyalty. International Journal of Business and Social Science, 2(10), 149-166.

Chiavenato, I. (2005). Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier.

Colin, G. (2019). Artificial Intelligence and Japan's Fifth Generation: The Information Society, Neoliberalism, and Alternative Modernities. Pacific Historical Review, 88(4), 619-658.

De Almeida, N. A. S., Rodas, S. E. R., & Marques, W. M. R. (2020). Investimento em pesquisa e inovação tecnológica: um estudo de caso para o Brasil. Revista Estudo & Debate, 27(1), 7-28.

Cruz, M. A., Corrêa, V. S. (2020). “Por este corte eu não esperava”: um caso para ensino sobre os impactos da Pandemia do Covid-19 em um empreendimento de salão de beleza. CASOTECA Edição Especial: Os impactos da Pandemia no Segmentos do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, 2(2), 1-15.

Ferreira, A. O. M., Silvino, Z. R., Balbino, C. M., Izu, M., de Souza, C. J., & de Oliveira Matias, D. (2020). Modelo multicritérios para o controle de qualidade da fralda geriátrica para o uso hospitalar. Research, Society and Development, 9(7), e753974835-e753974835.

Ferreira, A. P., Martins, K., Knopik, M., Campos, V., & Gurak, E. C. (2019). Avaliação da satisfação dos clientes de uma empresa de elevadores automotivos. Administração de empresas em revista, 1(12), 38-63.

Garvão, R. F., & Costa, A. S. (2020). Estratégia de fidelização de clientes um estudo de caso em uma empresa de telecomunicação. Revista Contemporânea, 2(3), 1-18.

Gil, A. C. (2008). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas.

Gondim, S., Techio, E., Loiola, E., Carias, I. A., Colman, K., da Costa, S., ... & Sánchez, F. (2020). Measure of creativity and innovation: evidence of validity in the Brazilian context. Revista de Administração da UFSM, 13(1), 104-124.

Gonçalves, J. E. L. (1994). Os impactos das novas tecnologias nas empresas prestadoras de serviço. Revista Administração de Empresas, 34(1), 63-81.

Guimarães Junior, D. S., Melo, F. J. C., Albuquerque, A. P. G. & Sobral, E. F. M. (2021). Development of Loyalty Through Innovation Perceived in Services. International Journal Of Services and Operations Management (Print), 1, 1-22.

IBGE (2019). Setor de serviços cresce 1% em 2019, primeira alta em cinco anos. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/26886-setor-de-servicos-cresce-1-em-2019-primeira-alta-em-cinco-anos>. Acesso em: 25 de março de 2020.

IBGE EDUCA (2021). Cor ou Raça. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18319-cor-ou-raca.html>. Acesso em: 22 de março de 2021.

Ivo, F. (2021). Salão de beleza em casa: Google mostra como a pandemia estimulou mudanças no consumo do setor. Disponível em: <https://www.hojeemdia.com.br/plural/sal%C3%A3o-de-beleza-em-casa-google-mostra-como-a-pandemia-estimulou-mudan%C3%A7as-no-consumo-do-setor-1.821800>. Acesso em: 19 de março de 2021.

Keiningham, T. L., He, Z., Hillebrand, B., Jang, J., Suess, C., & Wu, L. (2019). Creating innovation that drives authenticity. Journal of Service Management, 30(3), 369-391.

Kim, E., Tang, L. R., & Bosselman, R. (2018). Measuring customer perceptions of restaurant innovativeness: Developing and validating a scale. International Journal of Hospitality Management, 74, 85-98.

Kumar, V., Pozza, I. D., & Ganesh, J. (2013). Revisiting the satisfaction–loyalty relationship: empirical generalizations and directions for future research. Journal of retailing, 89(3), 246-262.

Lemon, K. N., & Verhoef, P. C. (2016). Understanding customer experience throughout the customer journey. Journal of marketing, 80(6), 69-96.

Lennerts, S., Schulze, A., & Tomczak, T. (2020). The asymmetric effects of exploitation and exploration on radical and incremental innovation performance: An uneven affair. European Management Journal, 38(1), 121-134.

Lima, D., & Vargas, E. (2012). Estudos internacionais sobre inovação no setor público: como a teoria da inovação em serviços pode contribuir? Revista de Administração Pública, 46(2), 385-401.

Lin, C‐Y. (2019). How does perceived retail service innovativeness affect retail patronage intentions? Creativity and Innovation Management, 28(4), 519-532.

Lunden, I. (2016). Wahanda Rebrands To Treatwell, Eyes Up U.S. Entry. TechCrunch. Disponível em: <https://techcrunch.com/2016/01/18/wahanda-treatwell/>. Acesso em: 23 jan. 2021.

Mangini, E. R.; Urdan, A. T.; Santos, A. (2017) Da qualidade em serviços à lealdade: Perspectiva teórica do comportamento do consumidor. Revista Brasileira de Marketing, v.16, n.2.

Mansur, C. M., Suliyanto, S., & Rahab, R. (2019). Value of Innovation and Marketing Performance. International Review of Management and Marketing, 9(3), 127.

Mantovani, D. L. (2008). Processo de escolha de produtos em constante inovação: inovatividade, objetivos de consumo e percepção da inovação. Revista de Administração e Inovação, 5(2), 43-56.

Marôco, J. (2010). Análise de equações estruturais: Fundamentos teóricos, software & aplicações. ReportNumber, Lda.

Miles, R.E., & Snow, C.C. (1978). Organizational strategy, structure and process. New York: McGraw-Hill.

Miragaia, D. A. M. & Constantino, M. S. (2019). Topics and research trends of health club’s management: will innovation be part of the fitness industry research interests? International Journal of Sport Management and Marketing, 19(1-2), 129-146.

Morin, E. (2002). Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez.

Morgan, R. M. & Hunt, S. D. (1994). The commitment-trust theory of relationship marketing. The Journal of Marketing, 58, 20-38.

Neves, J. A. B. (2018). Modelo de equações estruturais: uma introdução aplicada. Escola Nacional de Administração Pública (Enap): brasilia.

Oliver, R. L. (1999). Whence consumer loyalty? The Journal of Marketing, 63, 33-44.

O’Cass, A., & Carlson, J. (2012). An e-retailing assessment of perceived website-service innovativeness: Implications for website quality evaluations, trust, loyalty and word of mouth. Australasian Marketing Journal, 20(1), 28-36.

OCDE- Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. (1997). Manual de oslo: Diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. 3ª edição. 1997. Disponível em: https://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financia mento/manualoslo.pdf. Acesso em: 23 de out de 2020.

Oliveira, E. L., & Lunardi, M. L. S. (2020). Marketing de relacionamento para fidelização de clientes em um restaurante no municipio de Xaxim SC. Seminário de Iniciação Científica e Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, e25948-e25948.

O’Reilly III, C. A., Caldwell, D. F., Chatman, J. A., & Doerr, B. (2014). The promise and problems of organizational culture: CEO personality, culture and firm performance. Group & Organization Management, 39(6), 595-625.

Park, C. Y., & Kim, J. (2020). Education, Skill Training, and Lifelong Learning in the Era of Technological Revolution. Asian Development Bank Economics Working Paper Series, 34(2), 3-19.

Paiva, M.S., Cunha, G.H.M., Souza Junior, C.V.N., & Constantino, M. (2018). Innovation and the effects on market dynamics: a theoretical synthesis of Smith and Schumpeter. Interações, 19 (1), 155-70.

Payne, A. (2006). Handbook of CRM: Achieving Excellence in Customer Relationship Management. Oxford: Butterworth-Heinemann Publications; Elsevier, 2006.

Price, R., & Brodie, R. J. (2001). Transforming a public service organization from inside out to outside in: The case of Auckland City, New Zealand. Journal of Service Research, 4(1), 50-59.

Rafael, L. D., Jaione, G. E., Cristina, L., & Ibon, S. L. (2020). An Industry 4.0 maturity model for machine tool companies. Technological Forecasting and Social Change, 159, 120203.

Reichheld, F. F. (2003) The one number you need to grow. Harvard Business Review, v.

, n. 12, p. 46-55.

Ribeiro, P. (2015). A importância da percepção humana. Disponível em: https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/a-importncia-da-percepo-humana/. Acesso em: 27 de outubro de 2019.

Rogers, E. M. (2010). Diffusion of innovations. 4th edição Free Press.

Santos, A. M., Freitas, A. A. F., Assis, A., & Simões, D. (2010). A percepção da inovação pelo consumidor no contexto de serviços. XXVI Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica. Vitoria/ES.

Santos, S. S. (2016). Aplicativo para agendamento de horário em salões de beleza. Disponível em: <https://www.acervodigital.ufpr.br/handle/1884/50206>. Acessado em 05 de fevereiro de 2021.

Santos, H. O., Alves, J. L. S., de Melo, F. J. C., & de Medeiros, D. D. (2020). An approach to implement cleaner production in services: Integrating quality management process. Journal of Cleaner Production, 246, 118985.

Schumpeter, J.A. (1997). A teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Nova Cultura.

Shi, X., Lu, L., Zhang, W., & Zhang, Q. (2020). Structural network embeddedness and firm incremental innovation capability: the moderating role of technology cluster. Journal of Business & Industrial Marketing. Vol. ahead-of-print No. ahead-of-print.

Silva, B. R. D., Guimaraes Junior, D. S., Arruda, D., & Melo, F. J. C. D. (2020). Inovação no varejo de vestuário: percepção do cliente e fidelização. Revista Opara, 10(2), 71-84.

Silva, F. M. D. (2015). Uma proposta para o estudo da percepção: em torno da semiótica cognitiva. Alfa: Revista de Linguística, 59(3), 471-500.

Silveira, B. R., & Lavarda, R. A. B. (2020). Relação entre startup de base tecnológica e stakeholders à luz da estratégia como prática e teoria da saliência. Revista Brasileira de Gestão e Inovação, 8(1), 1-24.

Simantob, M & Lippi, R. (2003). Desmistificando a inovação inovar para competir: aula 1 - Inovação: conceitos, definições e tipologias. Brazilian Journal of Management & Innovation, 3(2), 2016- 2030.

Snyder, H., Witell, L., Gustafsson, A., Fombelle, P., Kristensson, P. (2016). Identifying categories of service innovation: A review and synthesis of the literature. Journal of Business Research, 69(7), 2401-2408.

Tajeddini, K., Altinay, L., & Ratten, V. (2017). Service innovativeness and the structuring of organizations: The moderating roles of learning orientation and inter-functional coordination. International Journal of Hospitality Management, 65, 100-114.

Tushman, M. L., & Smith, W. (2002). Organizational technology. Companion to organizations, 386, 414.

Vendruscolo, L. T., & Galina, S. V. R. (2020). A internacionalização no processo de inovação das startups brasileiras de tecnologia da informação e comunicação (tic). Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 9(2), 123-157.

Witell, L., Snyder, H., Gustafsson, A., Fombelle, P., & Kristensson, P. (2016). Defining service innovation: A review and synthesis. Journal of Business Research, 69(8), 2863-2872.

Wu, C. W. (2014). The study of service innovation for digiservice on loyalty. Journal of Business Research, 67(5), 819-824.

Zolfagharian, M. & Paswan, A. (2008). Do consumers discern innovations in service elements? Journal of Services Marketing, 22(5), 338-352.

Zolfagharian, M. A., & Paswan, A. (2009). Perceived service innovativeness, consumer trait innovativeness and patronage intention. Journal of Retailing and Consumer Services, 16(2), 155-162.

Downloads

Publicado

2022-01-03

Como Citar

da Silva, I. K. V., Junior, D. S. G., de Melo, F. J. C., de Sant’Anna, C. H. M., & Araujo, M. A. V. (2022). O IMPACTO DA INOVAÇÃO PERCEBIDA NA LEALDADE DOS CLIENTES: UM ESTUDO EM SALÕES DE BELEZA. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 9(2), 145–170. https://doi.org/10.18226/23190639.v9n2.07