A GESTÃO DA INOVAÇÃO EM UMA EMPRESA BRASILEIRA DO SETOR LOGÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO FUNDAMENTADO NO OCTÓGONO DE INOVAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/23190639.v10n1.04

Palavras-chave:

Inovação, Setor logístico, Gestão da Inovação

Resumo

Inovação como a aplicação bem-sucedida de novas ideias se tornou uma das palavras de ordem atualmente. Empresas vêm intensificando cada vez mais a busca incessante por inovação. No setor logístico o aprimoramento contínuo na prestação de serviços por meio de inovações é fundamental para empresas se manterem rentáveis no mercado. Além da atualização em relação às normas, regulamentações, bem como outras questões conjunturais principalmente, é necessário inovar para atender melhor os clientes e se manter competitivo e, muita dessa competitividade recai sobre a gestão que deve ser voltada para inovação. O estímulo a geração de ideias dentro das empresas para solução de problemas e o desenvolvimento de novos produtos assim como melhoria de processos são exemplos que retratam como uma gestão voltada para inovação pode gerar satisfação nos clientes e consequente ganho de mercado. Neste contexto, este estudo tem por objetivo identificar o perfil de gestão de inovação de uma empresa que atua no setor logístico brasileiro, apresentando este perfil considerando fundamentos teóricos pertinentes para análise assim como uma reflexão sobre as práticas empresariais. Fundamentada no Octógono da Inovação, a análise apresenta o perfil de gestão da inovação contando com um processo maduro, focado na melhoria contínua de processos mas ainda, com diversos pontos de melhoria. Por fim, conclui-se com uma reflexão acerca de práticas organizacionais voltadas para promoção de inovação como um processo contínuo de aprimoramento nas empresas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alex Fabiano de Souza, Federal University of São João del-Rei

Graduado em Sistemas de Informação pela UNIPAC e Administração pela UFOP. Pós graduado em Ensino à Distância pela UFMG e Gestão Pública pela UFSJ. Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) pela UFSJ. Atualmente atuando como Inspetor de Segurança nos Correios.

Dárlinton Barbosa Feres Carvalho, Federal University of São João del-Rei

Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Departamento de Ciência da Computação (DCOMP)

Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT)

Docente

Fabrício Molica de Mendonça, Universidade Federal de São João del-Rei

Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DECAC)

Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT)

Docente

Referências

ABBOTT, Malcolm. The long-term performance of a utility: The case of the Australian Post Office. Competition and Regulation in Network Industries, v. 19, n. 3-4, p. 137-158, 2018.

AMORIM, Thiago Santos de. Análise e Proposições Críticas Para a Formulação da Estratégia e Política de Inovação na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Brasília: PROFNIT, 2019.

BARBIERI, J. C. Organizações inovadoras: estudos e casos brasileiros. Rio de Janeiro: FGV, 2003.

BNDES. Desestatização do setor postal. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: <https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/transparencia/desestatizacao/processos-em-andamento/desestatizacao-do-setor-postal>. Acesso em 14 de jul. De 2021.

CARVALHO, Hélio Gomes de. Gestão da inovação / Hélio Gomes de Carvalho, Dálcio Roberto dos Reis, Márcia Beatriz Cavalcante. — Curitiba : Aymará, 2011.

CAVALCANTE, C. T. Análise do perfil de gestão da inovação: Um estudo de caso em uma empresa prestadora de serviços. Ponta Grossa: UTFP, 2012.

CHOŁODECKI, Mateusz. The impact of the COVID-19 pandemic on the postal market. Challenges and opportunities for the postal regulatory framework. 29th Conference on Postal and Delivery Economics, 2021

CONSÓRCIO POSTAR. Desestatização do setor postal: resumo dos resultados da fase 1 dos estudos. Disponível em: https://www.gov.br/ppiresumofase1correios. Acesso em 14/07/2021.

CORREIOS. Inovação é propulsor da retomada do setor postal. Brasília: 2021. Disponível em: <https://apps2.correios.com.br/blogcorreios/category/inovacao/>. Acesso em: 30 de out. de 2021.

FANCHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

Fundação Nacional da Qualidade. Edições Temáticas: Capital Intelectual e Inovação - A gestão dos Intangíveis / Fundação Nacional da Qualidade. São Paulo: Fundação Nacional da Qualidade, 2007.

HILL, Rowland. Competition and innovation in postal services. Springer Science & Business Media, 1991.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 7 ed., 2017.

MOTA, Kamila. E-book Gestão da Inovação. São Paulo: FNQ, 2017. Disponível em: <https://fnq.org.br/comunidade/e-book-28-gestao-da-inovacao/>. Acesso em: 04 de nov. de 2021.

OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de Metodologia Científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

PODER 360. Diagnóstico e tendências do setor postal global: Fase 1. Disponível em: < https://static.poder360.com.br/2021/05/Press-Release-Diagnostico-e-Tendencias-do-Setor-Postal-Global_-Fase1.pdf>. Acesso em 14 de jul. De 2021.

REVISTA LOGWEB, Edição nº 215, Março 2021. Logweb Editora Ltda. Disponível em: https://www.logweb.com.br/wp-content/uploads/2021/04/logweb215.pdf

SAWHNEY, Mohanbir; WOLCORR, Robert; ARRONIZ, Inigo. The 12 Different Ways for Companies to Innovate. MITSloan Management Review. 2006, v.47, n.3, p.74-81. Disponível em: <https://sloanreview.mit.edu/article/the-different-ways-for- companies-to-innovate/>. Acesso em: 2 nov. 2021.

SCHERER, F. O.; CARLOMAGNO, M. S. Gestão da inovação na prática: como aplicar conceitos e ferramentas para alavancar a inovação. São Paulo. Atlas, 2009.

SEMLER, R. F.; SCHENATTO, F. J. Diagnóstico da inovação em empresas de tecnologia da informação de um município do sudoeste do Paraná. Florianópolis: Navus, 2017.

SILVERMAN, Michael E. et al. Postpartum mood among universally screened high and low socioeconomic status patients during COVID-19 social restrictions in New York City. Scientific reports, v. 10, n. 1, p. 1-7, 2020.

TRIPOLONE, Ilka C. Investigação do perfil de inovação em empresas do setor da construção civil - estudo de caso em indústrias de pré-fabricados de Curitiba. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2011.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração.

ed. São Paulo: Atlas, 2003.

YIN, Robert K. Estudo de caso: Planejamento e Métodos. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

2022-09-01

Como Citar

de Souza, A. F., Carvalho, D. B. F., & de Mendonça, F. M. (2022). A GESTÃO DA INOVAÇÃO EM UMA EMPRESA BRASILEIRA DO SETOR LOGÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO FUNDAMENTADO NO OCTÓGONO DE INOVAÇÃO. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 10(1), 72–92. https://doi.org/10.18226/23190639.v10n1.04