A GESTÃO DA INOVAÇÃO EM UMA EMPRESA BRASILEIRA DO SETOR LOGÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO FUNDAMENTADO NO OCTÓGONO DE INOVAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18226/23190639.v10n1.04Palavras-chave:
Inovação, Setor logístico, Gestão da InovaçãoResumo
Inovação como a aplicação bem-sucedida de novas ideias se tornou uma das palavras de ordem atualmente. Empresas vêm intensificando cada vez mais a busca incessante por inovação. No setor logístico o aprimoramento contínuo na prestação de serviços por meio de inovações é fundamental para empresas se manterem rentáveis no mercado. Além da atualização em relação às normas, regulamentações, bem como outras questões conjunturais principalmente, é necessário inovar para atender melhor os clientes e se manter competitivo e, muita dessa competitividade recai sobre a gestão que deve ser voltada para inovação. O estímulo a geração de ideias dentro das empresas para solução de problemas e o desenvolvimento de novos produtos assim como melhoria de processos são exemplos que retratam como uma gestão voltada para inovação pode gerar satisfação nos clientes e consequente ganho de mercado. Neste contexto, este estudo tem por objetivo identificar o perfil de gestão de inovação de uma empresa que atua no setor logístico brasileiro, apresentando este perfil considerando fundamentos teóricos pertinentes para análise assim como uma reflexão sobre as práticas empresariais. Fundamentada no Octógono da Inovação, a análise apresenta o perfil de gestão da inovação contando com um processo maduro, focado na melhoria contínua de processos mas ainda, com diversos pontos de melhoria. Por fim, conclui-se com uma reflexão acerca de práticas organizacionais voltadas para promoção de inovação como um processo contínuo de aprimoramento nas empresas.
Métricas
Referências
ABBOTT, Malcolm. The long-term performance of a utility: The case of the Australian Post Office. Competition and Regulation in Network Industries, v. 19, n. 3-4, p. 137-158, 2018.
AMORIM, Thiago Santos de. Análise e Proposições Críticas Para a Formulação da Estratégia e Política de Inovação na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Brasília: PROFNIT, 2019.
BARBIERI, J. C. Organizações inovadoras: estudos e casos brasileiros. Rio de Janeiro: FGV, 2003.
BNDES. Desestatização do setor postal. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: <https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/transparencia/desestatizacao/processos-em-andamento/desestatizacao-do-setor-postal>. Acesso em 14 de jul. De 2021.
CARVALHO, Hélio Gomes de. Gestão da inovação / Hélio Gomes de Carvalho, Dálcio Roberto dos Reis, Márcia Beatriz Cavalcante. — Curitiba : Aymará, 2011.
CAVALCANTE, C. T. Análise do perfil de gestão da inovação: Um estudo de caso em uma empresa prestadora de serviços. Ponta Grossa: UTFP, 2012.
CHOŁODECKI, Mateusz. The impact of the COVID-19 pandemic on the postal market. Challenges and opportunities for the postal regulatory framework. 29th Conference on Postal and Delivery Economics, 2021
CONSÓRCIO POSTAR. Desestatização do setor postal: resumo dos resultados da fase 1 dos estudos. Disponível em: https://www.gov.br/ppiresumofase1correios. Acesso em 14/07/2021.
CORREIOS. Inovação é propulsor da retomada do setor postal. Brasília: 2021. Disponível em: <https://apps2.correios.com.br/blogcorreios/category/inovacao/>. Acesso em: 30 de out. de 2021.
FANCHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
Fundação Nacional da Qualidade. Edições Temáticas: Capital Intelectual e Inovação - A gestão dos Intangíveis / Fundação Nacional da Qualidade. São Paulo: Fundação Nacional da Qualidade, 2007.
HILL, Rowland. Competition and innovation in postal services. Springer Science & Business Media, 1991.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 7 ed., 2017.
MOTA, Kamila. E-book Gestão da Inovação. São Paulo: FNQ, 2017. Disponível em: <https://fnq.org.br/comunidade/e-book-28-gestao-da-inovacao/>. Acesso em: 04 de nov. de 2021.
OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de Metodologia Científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
PODER 360. Diagnóstico e tendências do setor postal global: Fase 1. Disponível em: < https://static.poder360.com.br/2021/05/Press-Release-Diagnostico-e-Tendencias-do-Setor-Postal-Global_-Fase1.pdf>. Acesso em 14 de jul. De 2021.
REVISTA LOGWEB, Edição nº 215, Março 2021. Logweb Editora Ltda. Disponível em: https://www.logweb.com.br/wp-content/uploads/2021/04/logweb215.pdf
SAWHNEY, Mohanbir; WOLCORR, Robert; ARRONIZ, Inigo. The 12 Different Ways for Companies to Innovate. MITSloan Management Review. 2006, v.47, n.3, p.74-81. Disponível em: <https://sloanreview.mit.edu/article/the-different-ways-for- companies-to-innovate/>. Acesso em: 2 nov. 2021.
SCHERER, F. O.; CARLOMAGNO, M. S. Gestão da inovação na prática: como aplicar conceitos e ferramentas para alavancar a inovação. São Paulo. Atlas, 2009.
SEMLER, R. F.; SCHENATTO, F. J. Diagnóstico da inovação em empresas de tecnologia da informação de um município do sudoeste do Paraná. Florianópolis: Navus, 2017.
SILVERMAN, Michael E. et al. Postpartum mood among universally screened high and low socioeconomic status patients during COVID-19 social restrictions in New York City. Scientific reports, v. 10, n. 1, p. 1-7, 2020.
TRIPOLONE, Ilka C. Investigação do perfil de inovação em empresas do setor da construção civil - estudo de caso em indústrias de pré-fabricados de Curitiba. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2011.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração.
ed. São Paulo: Atlas, 2003.
YIN, Robert K. Estudo de caso: Planejamento e Métodos. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alex Fabiano de Souza, Dárlinton Barbosa Feres Carvalho, Fabrício Molica de Mendonça
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The author must guarantee that:
- there is full consensus among all the coauthors in approving the final version of the document and its submission for publication.
- the work is original, and when the work and/or words from other people were used, they were properly acknowledged.
Plagiarism in all of its forms constitutes an unethical publication behavior and is unacceptable. Revista Brasileira de Gestão e Inovação has the right to use software or any other method of plagiarism detection.
All manuscripts submitted to RBGI - Revista Brasileira de Gestão e Inovação go through plagiarism and self-plagiarism identification. Plagiarism identified during the evaluation process will result in the filing of the submission. In case plagiarism is identified in a manuscript published in the journal, the Editor-in-Chief will conduct a preliminary investigation and, if necessary, will make a retraction.
This journal, following the recommendations of the Open Source movement, provides full open access to its content. By doing this, the authors keep all of their rights allowing Revista Brasileira de Gestão e Inovação to publish and make its articles available to the whole community.
RBGI - Revista Brasileira de Gestão e Inovação content is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Any user has the right to:
- Share - copy, download, print or redistribute the material in any medium or format, linking to RBGI site.
- Adapt - remix, transform and build upon the material for any purpose, even commercially.
According to the following terms:
- Attribution - You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.
#RBGI