MUDANÇA CLIMÁTICA, CAPITALISMO E CIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.18226/22370021.v12.n3.05Palavras-chave:
Ciência, Mudança climática, reverso da história, desenvolvimentoResumo
O presente ensaio busca construir uma outra perspectiva particular - o reverso da história - no atual discurso dominante sobre a “luta contra as mudanças climáticas”. Seu objetivo é apontar certos aspectos problemáticos desse discurso, que devem ser cuidadosamente considerados por partes dos “pequenos países” (não industrializados ou em desenvolvimento) do mundo, para salvaguardar o futuro dos “insignificantes marginalizados” do planeta. Tais aspectos problemáticos estão relacionados a certas afirmações que fazem da “luta contra as mudanças climáticas” uma questão puramente científica (ciência natural) e técnica. Contra isso, argumenta-se que, na luta contra as mudanças climáticas, as demais ciências (sociais e humanas) devem e podem contribuir para ver aqueles aspectos não vistos ou explicados pela ciência (natural) e pela tecnologia que a acompanha. O objetivo final, então, é ajudar a evitar o otimismo e a engenhosidade da chamada “quarta revolução industrial”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Direito Ambiental e Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.