A agroecologia como instrumento efetivador do desenvolvimento sustentável
Palavras-chave:
Agroecologia. Desenvolvimento sustentável. Proteção ambiental.Resumo
A temática ambiental é assunto de interesse mundial, além de despertar grande preocupação frente às realidades degradantes, com as quais se vive atualmente. Desde o surgimento da noção de desenvolvimento sustentável através do Relatório de Brundtland, este modelo de desenvolvimento deve ser o objetivo das nações. No Brasil, o direito a meio ambiente equilibrado é constitucionalmente previsto e deve ser promovido através dos esforços conjuntos da sociedade e do Estado. Contudo, o País mantém técnicas de produção agrícola insustentáveis, que confrontam a Constituição Federal e os tratados internacionais, dos quais o Brasil é signatário. A pesquisa adota o método de abordagem dedutivo, através de pesquisa bibliográfica e legislativa sobre o tema, e utiliza-se do método de procedimento monográfico. Conclui-se que o desenvolvimento sustentável deve ser buscado por meio de práticas como a agroecologia, como alternativa capaz de conciliar desenvolvimento econômico, social e ambiental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.