O papel das Instituições de Ensino na efetivação de um Estado de Direito Socioambiental
Palavras-chave:
Estado de Direito Socioambiental. Sustentabilidade. Políticas públicas ambientais. Educação ambiental. Gestão ambiental.Resumo
O presente artigo analisa o papel das Instituições de Ensino diante dos pressupostos que embasam o Estado de Direito Socioambiental. Após uma abordagem acerca da construção teórica desse novo modelo de Estado, projetado ante o cenário contemporâneo, que objetiva a fomentação da garantia de uma qualidade de vida sob o enfoque ambiental, enfatiza-se a tarefa de disseminar os pressupostos da sustentabilidade, como um papel que não cabe inteiramente ao Estado, mas a toda a coletividade, incluindo as instituições educacionais, públicas ou privadas. Ao final, demonstra que, apesar da previsão legal, a responsabilidade dessas instituições demorou a ser incluída nas políticas públicas educacionais, ocasionando atrasos na implantação de programas voltados à gestão ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.