O TOMBAMENTO LEGISLATIVO: A LEI DE EFEITOS CONCRETOS
Palavras-chave:
Tombamento legislativo. Lei de efeitos concretos. Patrimônio cultural. Democratização cultural.Resumo
O presente artigo objetiva analisar o tombamento para a proteção de bens culturais por meio da edição de leis de efeitos concretos pelo Poder Legislativo e a possibilidade do Poder Executivo no âmbito da sua competência administrativa tornar sem efeito referida lei. O trabalho para analisar essas questões aborda a disciplina legal do tombamento, a definição de lei de efeitos concretos, o papel dos poderes Legislativo e Executivo na proteção do patrimônio cultural brasileiro. A metodologia adotada consiste na abordagem analítica e crítica realizada por meio da revisão bibliográfica e na análise de decisão do Supremo Tribunal Federal. Como resultado da pesquisa espera-se demonstrar que para assegurar ao proprietário do bem tombado legislativamente o pleno exercício das suas garantias constitucionais ao contraditório e a ampla defesa deve ser conferido ao Poder Executivo a possibilidade real de tornar sem efeito o tombamento provisório realizado pelo Poder Legislativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.