MINERAÇÃO E SAÚDE SOCIOAMBIENTAL: O Desafio Ético Contemporâneo Entre o Risco e a Sustentabilidade
Palavras-chave:
Desenvolvimento sustentável, Mineração, Saúde socioambiental, Sociedade de risco.Resumo
O presente artigo propõe-se a abordar e buscar uma reflexão jusfilosófica acerca do impacto da mineração sobre a saúde socioambiental pela ótica contemporânea da sustentabilidade de Leonardo Boff e pela teoria do risco de Ulrich Beck. A atividade minerária atualmente é considerada um dos maiores instrumentos de desenvolvimento econômico mundial, porém nem todo o alcance dos seus efeitos nocivos são determinados e muitos deles são omissos gerando grande impacto na saúde socioambiental, daí surge uma necessidade urgente de um nova moral ecológica atrelada á mineração baseada na transcendência do conhecimento e credibilidade do risco como norteador das ações humanas a fim de assegurar a sustentabilidade plena e consequentemente a sobrevivência humana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.