A justiça humana diante da degradação da vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/22370021.v15.n1.21

Palavras-chave:

enrique leff, meio ambiente, honoris causa, direito

Resumo

Conferência ministrada no dia 20 de Agosto de 2025, comemorativa dos 65 anos do Curso de Direito da Universidade de Caxias do Sul. A Conferência também integrou a International Week, semana dedicada a atividades de internacionalização, celebrando a diversidade de línguas e tradições em um ambiente acolhedor, divertido e inclusivo. O dia 20 de Agosto foi simbolicamente dedicado ao Mexico. No momento imediatamente anterior à Conferência, ocorreu a sessão solene do Conselho Universitário da Universidade de Caxias do Sul, concedendo ao Dr. Enrique Leff o título de Doutor Honoris Causa – o décimo terceiro na história da instituição. O discurso de agradecimento do Professor Leff ocorreu poucos minutos antes da Conferência e foi incluído nesta publicação em razão de seu valor acadêmico, e não apenas protocolar. A Conferência, que está disponível online (UCS Educacional, 2025) foi precedida da fala do Cônsul do México em São Paulo, Rodrigo Vázquez Ortega. Na manhã da Conferência, o professor Leff participou de um debate aberto com estudantes de pós-graduação e do lançamento da obra “Epistemologia Ambiental aplicada ao Direito: estudos a partir de Enrique Leff” (Cunha, Silveira e Burgel, 2025).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Enrique Leff, Universidad Nacional Autónoma de México

Doutor em Economia do Desenvolvimento, Université Paris I-Sorbonne, Paris, França, 1975. Doutor em Filosofia da Ciência, UNAM, México, 2017. É Pesquisador Emérito do Instituto de Pesquisa Social e do Sistema Nacional de Pesquisadores do México. Professor da Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da UNAM. Atua nas áreas de Filosofia e Epistemologia Ambiental; Ecologia Política e Economia Ecológica; e Educação e Formação Ambiental. Prêmio Nacional de Pesquisa Sócio-Humanística, Universidade Autônoma de San Luis Potosí, 2015. Doutorado Honoris Causa pela Universidade Autônoma do Estado do México, México, 2016. Prêmio Universitário Nacional na Área de Pesquisa em Ciências Sociais, UNAM, México, 2016. Doutorado Honoris Causa pela Universidade de Caxias do Sul, 2025. Coordenador da Rede de Formação Ambiental para a América Latina e o Caribe no Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (setembro de 1986 - maio de 2008). Coordenador do Escritório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente no México de janeiro de 2007 a maio de 2008.
Enrique Leff é palestrante convidado, palestrante e painelista em diversas universidades e importantes conferências internacionais sobre economia ecológica, ecologia política e educação ambiental na América Latina, Estados Unidos e Europa. É autor de mais de 35 livros e mais de 250 capítulos de livros e artigos publicados no México, Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, Alemanha, Holanda e Venezuela.

Referências

LEFF, Enrique. Racionalidade Ambiental: a reapropriação social da natureza. Tradução de Luís Carlos Cabral. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

LEFF, Enrique. Ecologia, Capital e Cultura: a territorialização da racionalidade ambiental. Tradução de Carlos Walter Porto-Gonçalves. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

LEFF, Enrique. Epistemologia Ambiental. Tradução de Sandra Valenzuela. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

LEFF, Enrique (coord.). A Complexidade Ambiental. Tradução de Eliete Wolff. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

LEFF, Enrique. Discursos Sustentáveis. Tradução de Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez, 2010.

LEFF, Enrique. Aventuras da epistemologia ambiental: da articulação das ciências ao diálogo de saberes. São Paulo: Cortez, 2012.

LEFF, Enrique. A aposta pela vida: imaginação sociológica e imaginários sociais nos territórios ambientais do Sul. Tradução de João Batista Kreuch. Revisão Técnica de Carlos Walter Porto-Gonçalves. Rio de Janeiro: Vozes, 2016.

LEFF, Enrique. El fuego de la vida: Heidegger ante la Cuestión Ambiental. Ciudad de México: Siglo XXI Editores, 2018.

LEFF, Enrique. El conflicto de la vida. Mexico: Siglo XXI Editores, 2020.

LEFF, Enrique. Ecologia Política: da desconstrução do capital à territorialização da vida. Tradução Jorge Calvimontes. Campinas: UNICAMP, 2021.

LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Tradução de Lúcia Mathilde Endlic Orth. 11 ed. 7ª reimp. Petrópolis: Vozes, 2024.

LEFF, Enrique. Heidegger in the face of the environmental question: The immanence of life. London: Routledge, 2024.

LEFF, Enrique. Physis, biopower and biothermodynamics: The fire of life. London: Routledge, 2024.

LEFF, Enrique (coord.). Diálogo de Saberes: la transición histórica hacia la sustentabilidad de la vida. Buenos Aires: CLACSO, 2025.

LEFF, Enrique. Life imaginaries, environmental rationality and dialogue of savoirs: The sustainability of life. London: Routledge, 2025.

CUNHA, Belinda Pereira da; SILVEIRA, Clóvis Eduardo Malinverni da; BURGEL, Caroline Ferri (orgs). Epistemologia Ambiental aplicada ao Direito: estudos a partir de Enrique Leff. Lages: Biosfera, 2025.

UCS EDUCACIONAL. La Justicia Humana Ante La Degradación De La Vida. Disponível em: https://www.youtube.com/live/3sfR7iswgeA?si=UyxgS67QSxs8b3n5. Acesso em 01 de agosto de 2025.

Downloads

Publicado

03-11-2025

Como Citar

Leff, E. (2025). A justiça humana diante da degradação da vida. Revista Direito Ambiental E Sociedade, 15(1), 1–27. https://doi.org/10.18226/22370021.v15.n1.21

Edição

Seção

Ensaios e Conferências

Artigos Semelhantes

<< < 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.