Direitos Humanos e educação: diretrizes fundamentais
DOI:
https://doi.org/10.18226/22370021.v11.n2.03Palavras-chave:
Educação do Campo. Cidadania. Direitos Humanos.Resumo
O presente trabalho parte dos pressupostos traçados no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), e tem a preocupação de conhecer como está sendo abordada a temática Direitos Humanos em sala de aula. Como os professores adquirem informações sobre a temática? Quais são os conhecimentos e práticas dos professores sobre o assunto? Visto que, essa temática, de acordo com o Programa Mundial para Educação em Direitos Humanos, é uma temática que deve permear a prática pedagógica dos professores em sala de aula. A pesquisa foi do tipo qualitativa e de natureza descritiva, e o mesmo ainda se caracteriza como um estudo de caso. Num primeiro momento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em livros e artigos, como também em sites com os seguintes temas: Direitos Humanos; e Educação em Direitos Humanos. Já no segundo momento, foram aplicados questionários, como instrumentos de coleta de dados. Dessa forma, verificou-se que a escola trabalha de forma muito superficial temas relacionados com Direitos Humanos a ponto de não ser percebido, ficando evidente a necessidade de avançar no sentido de fazer uma ampla discussão com a comunidade escolar sobre Direitos Humanos.
Registro DOI:10.18226/22370021.v11.n2.03
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