Interculturalidade: uma experiência da troca de cartas entre alunos do Brasil e do Japão
DOI:
https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021009Resumo
O objetivo deste artigo é promover uma análise da experiência intercultural realizada através de troca de cartas com crianças da cidade de Ninomiya, Província de Kanagawa – Japão, com crianças da Rede Municipal de Ensino do Município de Veranópolis, Rio Grande do Sul – Brasil. As trocas acontecem anualmente por meio do serviço de Correios e Telégrafos do Brasil e do Japão, entre alunos do 3o ao 9o anos dessa rede. As crianças japonesas escrevem para as veranenses e vice-versa. Elas contam fatos de sua rotina, de sua cidade, aspectos peculiares de seu cotidiano, incluindo fotos e características geográficas e culturais próprias de cada espaço local. Essa experiência nos convida a estender o olhar sobre a importância de estarmos tematizando, no processo educacional, aspectos socioculturais de diferentes povos, grupos sociais, costumes e modos de ser e conviver. Desafiamo-nos a refletir como essa prática de troca de cartas, entre crianças de dois países muito distintos tanto social como culturalmente, consegue despertar a consciência sobre questões ligadas à interculturalidade como um campo de debate sobre processos identitários que constituem um ambiente. Além disso, nos possibilita analisar questões ligadas à desenvoltura da escrita e à simbologia utilizada para descrever aspectos relacionados ao cotidiano de cada criança, bem como a subjetividade em cada mensagem no intercâmbio de cartas. A reciprocidade nas trocas, o cuidado com os detalhes presentes em cada relato, a riqueza que compõe a escrita e como o cotidiano se apresenta com semelhanças e diferenças na vida de cada aluno, seja aqui ou no Japão, são componentes essenciais na construção desta análise.
Palavras-chave: História local. Interculturalidade. Educação. Cidadania
global.
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