Interculturalidade: uma experiência da troca de cartas entre alunos do Brasil e do Japão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021009

Resumo

O objetivo deste artigo é promover uma análise da experiência intercultural realizada através de troca de cartas com crianças da cidade de Ninomiya, Província de Kanagawa – Japão, com crianças da Rede Municipal de Ensino do Município de Veranópolis, Rio Grande do Sul – Brasil. As trocas acontecem anualmente por meio do serviço de Correios e Telégrafos do Brasil e do Japão, entre alunos do 3o ao 9o anos dessa rede. As crianças japonesas escrevem para as veranenses e vice-versa. Elas contam fatos de sua rotina, de sua cidade, aspectos peculiares de seu cotidiano, incluindo fotos e características geográficas e culturais próprias de cada espaço local. Essa experiência nos convida a estender o olhar sobre a importância de estarmos tematizando, no processo educacional, aspectos socioculturais de diferentes povos, grupos sociais, costumes e modos de ser e conviver. Desafiamo-nos a refletir como essa prática de troca de cartas, entre crianças de dois países muito distintos tanto social como culturalmente, consegue despertar a consciência sobre questões ligadas à interculturalidade como um campo de debate sobre processos identitários que constituem um ambiente. Além disso, nos possibilita analisar questões ligadas à desenvoltura da escrita e à simbologia utilizada para descrever aspectos relacionados ao cotidiano de cada criança, bem como a subjetividade em cada mensagem no intercâmbio de cartas. A reciprocidade nas trocas, o cuidado com os detalhes presentes em cada relato, a riqueza que compõe a escrita e como o cotidiano se apresenta com semelhanças e diferenças na vida de cada aluno, seja aqui ou no Japão, são componentes essenciais na construção desta análise.

Palavras-chave: História local. Interculturalidade. Educação. Cidadania
global.

 

Biografia do Autor

Giovana Fernanda Bruschi, PUCRS

Doutoranda em Educação pela PUCRS. Mestrado em Gestão Educacional pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Pós MBA em Governança e Gestão de Riscos, Especialização em Administração da Produção, Gestão da Qualidade, MBA em Gestão em Marketing e Graduação em Letras. Professora do MBA de Gestão de Pessoas e no MBA em Gerência Empresarial. Desenvolvo estudos e pesquisas na área da Gestão da Educação Superior, Comissão Própria de Avaliação (CPA), processos avaliativos, universidades inovadoras, desenvolvimento de material didático. Atuação em Planejamento Estratégico, Gestão da Qualidade, Governança e Gestão de Riscos, Sustentabilidade e Responsabilidade Social em Instituições de Ensino Superior no serviço e na indústria.  

Izabel Cristina Durli Menin, PUCRS

Graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade de Caxias do Sul -UCS. Pós - graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UCS. Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Unyleya. Mestre em História pela Universidade de Caxias do Sul. Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Lecionou no Colégio Regina Coeli no Ensino Fundamental e Médio as disciplinas de História; Sociologia; Filosofia; Didática da História e Geografia e Supervisão de Estágio no Curso Normal. Atuou como Coordenadora Pedagógica no Colégio Agrícola de Veranópolis , Diretora do Colégio Agrícola de Veranópolis e Vice-diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Irmã Carmelita. Atualmente é Secretária de Educação, Esporte , Lazer e Juventude no município de Veranópolis.  

Marcos Villela Pereira, PUCRS

Marcos Villela Pereira é formado em Filosofia e concluiu o doutorado em Educação (Currículo) pela PUC/SP em 1996. Atuou como Coordenador do PPGEdu e Diretor da Faculdade de Educação da UFPel. Foi Diretor do Departamento de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Santo André/SP. Atuou em diversos programas de construção curricular em redes municipais e estaduais, destacando-se a atuação nas duas primeiras versões da BNCC, junto à SEB/MEC. Tem expressiva atuação junto a sociedades científicas, com destaque para a Federação de arte-Educadores do Brasil, da qual foi Secretário Geral e Presidente, e a Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, na qual coordenou o Comitê Científico. Atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde também atuou como Coordenador do PPGEdu e Diretor da Faculdade de Educação. Publicou artigos e trabalhos em torno do tema dos processos de subjetivação, educação básica e estudos filosóficos nesse campo, com destaque para o livro "Estética da Professoralidade", publicado em 2013. Coordena o CEB - Centro de Ensino e Pesquisa em Contextos e Processos da Educação Básica, atua nos cursos de Graduação em Pedagogia e Pós-Graduação em Educação, com ênfase nas Políticas Públicas, na Didática e Prática de Ensino nos Anos Iniciais, e desenvolve pesquisa sobre Políticas Públicas e Processos de Subjetivação na Formação de Professores para a Educação Superior e para a Educação Básica.  

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Publicado

2021-10-19

Como Citar

Bruschi, G. F., Menin, I. C. D., & Pereira, M. V. (2021). Interculturalidade: uma experiência da troca de cartas entre alunos do Brasil e do Japão. CONJECTURA: Filosofia E educação, 26, e021009. https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021009

Edição

Seção

Artigos