Interculturalidade: uma experiência da troca de cartas entre alunos do Brasil e do Japão

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021009

Resumen

O objetivo deste artigo é promover uma análise da experiência intercultural realizada através de troca de cartas com crianças da cidade de Ninomiya, Província de Kanagawa – Japão, com crianças da Rede Municipal de Ensino do Município de Veranópolis, Rio Grande do Sul – Brasil. As trocas acontecem anualmente por meio do serviço de Correios e Telégrafos do Brasil e do Japão, entre alunos do 3o ao 9o anos dessa rede. As crianças japonesas escrevem para as veranenses e vice-versa. Elas contam fatos de sua rotina, de sua cidade, aspectos peculiares de seu cotidiano, incluindo fotos e características geográficas e culturais próprias de cada espaço local. Essa experiência nos convida a estender o olhar sobre a importância de estarmos tematizando, no processo educacional, aspectos socioculturais de diferentes povos, grupos sociais, costumes e modos de ser e conviver. Desafiamo-nos a refletir como essa prática de troca de cartas, entre crianças de dois países muito distintos tanto social como culturalmente, consegue despertar a consciência sobre questões ligadas à interculturalidade como um campo de debate sobre processos identitários que constituem um ambiente. Além disso, nos possibilita analisar questões ligadas à desenvoltura da escrita e à simbologia utilizada para descrever aspectos relacionados ao cotidiano de cada criança, bem como a subjetividade em cada mensagem no intercâmbio de cartas. A reciprocidade nas trocas, o cuidado com os detalhes presentes em cada relato, a riqueza que compõe a escrita e como o cotidiano se apresenta com semelhanças e diferenças na vida de cada aluno, seja aqui ou no Japão, são componentes essenciais na construção desta análise.

Palavras-chave: História local. Interculturalidade. Educação. Cidadania
global.

 

Biografía del autor/a

Giovana Fernanda Bruschi, PUCRS

Doutoranda em Educação pela PUCRS. Mestrado em Gestão Educacional pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Pós MBA em Governança e Gestão de Riscos, Especialização em Administração da Produção, Gestão da Qualidade, MBA em Gestão em Marketing e Graduação em Letras. Professora do MBA de Gestão de Pessoas e no MBA em Gerência Empresarial. Desenvolvo estudos e pesquisas na área da Gestão da Educação Superior, Comissão Própria de Avaliação (CPA), processos avaliativos, universidades inovadoras, desenvolvimento de material didático. Atuação em Planejamento Estratégico, Gestão da Qualidade, Governança e Gestão de Riscos, Sustentabilidade e Responsabilidade Social em Instituições de Ensino Superior no serviço e na indústria.  

Izabel Cristina Durli Menin, PUCRS

Graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade de Caxias do Sul -UCS. Pós - graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UCS. Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Unyleya. Mestre em História pela Universidade de Caxias do Sul. Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Lecionou no Colégio Regina Coeli no Ensino Fundamental e Médio as disciplinas de História; Sociologia; Filosofia; Didática da História e Geografia e Supervisão de Estágio no Curso Normal. Atuou como Coordenadora Pedagógica no Colégio Agrícola de Veranópolis , Diretora do Colégio Agrícola de Veranópolis e Vice-diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Irmã Carmelita. Atualmente é Secretária de Educação, Esporte , Lazer e Juventude no município de Veranópolis.  

Marcos Villela Pereira, PUCRS

Marcos Villela Pereira é formado em Filosofia e concluiu o doutorado em Educação (Currículo) pela PUC/SP em 1996. Atuou como Coordenador do PPGEdu e Diretor da Faculdade de Educação da UFPel. Foi Diretor do Departamento de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Santo André/SP. Atuou em diversos programas de construção curricular em redes municipais e estaduais, destacando-se a atuação nas duas primeiras versões da BNCC, junto à SEB/MEC. Tem expressiva atuação junto a sociedades científicas, com destaque para a Federação de arte-Educadores do Brasil, da qual foi Secretário Geral e Presidente, e a Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, na qual coordenou o Comitê Científico. Atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde também atuou como Coordenador do PPGEdu e Diretor da Faculdade de Educação. Publicou artigos e trabalhos em torno do tema dos processos de subjetivação, educação básica e estudos filosóficos nesse campo, com destaque para o livro "Estética da Professoralidade", publicado em 2013. Coordena o CEB - Centro de Ensino e Pesquisa em Contextos e Processos da Educação Básica, atua nos cursos de Graduação em Pedagogia e Pós-Graduação em Educação, com ênfase nas Políticas Públicas, na Didática e Prática de Ensino nos Anos Iniciais, e desenvolve pesquisa sobre Políticas Públicas e Processos de Subjetivação na Formação de Professores para a Educação Superior e para a Educação Básica.  

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Publicado

2021-10-19

Cómo citar

Bruschi, G. F., Menin, I. C. D., & Pereira, M. V. (2021). Interculturalidade: uma experiência da troca de cartas entre alunos do Brasil e do Japão. CONJECTURA: Filosofia E educação, 26, e021009. https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021009

Número

Sección

Artigos