Filosofia, tragédia e ensino do homem grego // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019014

Autores

Resumo

O nosso intuito é problematizar o ensino da filosofia como uma disciplina a ser aprendida. Pretendemos desta forma, trazer questões que possam auxiliar a nossa investigação para uma solução coerente e satisfatória. Para isso, retomaremos alguns conceitos gregos de educação, focando-nos no séc. V a.C. através da tragédia e da sofística para demonstrar a influência destas dentro daquilo que chamamos educação. Se tomarmos o mestre como o artífice e o discípulo como objeto deste ensino, devemos ter em mente que a arte de ensinar é conveniente ao discípulo e não ao mestre. O mestre, portanto, é instrumento para que se possa ensinar tal arte ao discípulo. O objetivo deste trabalho é refletir o ensino, seu instrumento e seu objeto com o intuito de repensar o caminho da filosofia na educação. Para isso, iremos nos apoiar nos conceitos paidéuticos na formação do homem grego da Grécia Clássica.

Palavras-chave: Educação. Filosofia. Educação. Tragédia. Sofística. Homem Grego.

Biografia do Autor

Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

Doutor em Filosofia pelo PPGLM/UFRJ. Professor de Filosofia, Ética e Política do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

Maria Elizabeth Bueno de Godoy, Universidade do Estado do Amapá (UEAP)

  Doutora em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP).

Professora de Filosofia Antiga e Medieval do Colegiado de Filosofia da Universidade do Estado do Amapá (UEAP).

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

Menezes, L. M. B. da R., & Godoy, M. E. B. de. (2019). Filosofia, tragédia e ensino do homem grego // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019014. CONJECTURA: Filosofia E educação, 24, e019014. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7148

Edição

Seção

Artigos