Fundamentos filosóficos e epistemológicos da educação ambiental: discurso, poder e resistência // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019029

Autores

Resumo

O presente artigo trata dos aspectos filosóficos e epistemológicos das perspectivas pós-críticas no campo de saber da Educação Ambiental. Objetiva-se compreender as possibilidades que essas perspectivas podem trazer no interior do Grupo de Trabalho – GT 22 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd. Analisa-se 13 trabalhos, aprovados pelo Comitê Científico, da 26ª a 37ª reuniões científicas, que se utilizam de concepções de Educação Ambiental pautadas nas bases das perspectivas pós-críticas. Para a realização desta pesquisa os conceitos foucaultianos de formação discursiva e diferença são norteadores para a compreensão de que em uma mesma formação discursiva tem-se presente a heterogeneidade conceitual, filosófica e epistemológica de diferentes perspectivas teóricas, que se debruçam sobre um mesmo objeto de estudo. Neste cerne, a diferença é entendida pela potencialidade do encontro, do pensamento múltiplo que fomenta a criação de outros olhares para o campo de saber da Educação Ambiental. A recorrência dos conceitos de discurso, poder e resistência, no material empírico, evidencia que partir de outras estratégias analíticas as perspectivas pós-críticas enfatizam o caráter eminentemente político da Educação Ambiental, através de discussões que focalizam nas formas de conduzir a população para a adoção de atitudes sustentáveis, atravessados, principalmente, pelo discurso de medo pela perda do Planeta e por uma visão socioambiental antropocêntrica.. Diante disso, conclui-se que essas perspectivas almejam a criação de fissuras nos discursos que esvaziam as questões socioambientais em o objetivo único de mudança de comportamento. A diferença conceitual, filosófica e epistemológica entre as perspectivas teóricas que se debruçam sobre a Educação Ambiental não produz um consenso,é justamente na multiplicidade do pensamento em que é verossímil experimentar a Educação Ambiental como instrumento de criação, resistência e problematização.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Perspectivas pós-críticas. ANPEd.
Diferença.

Biografia do Autor

Lorena Santos da Silva, Universidade Federal do Rio Grande/FURG

Doutoranda e Mestre em Educação Ambiental no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande/FURG. Professora da Rede Municipal de Rio Grande e do Intituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Rio Grande.

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande/FURG.

Pós-doutorado em Filosofia pela Universidad de Murcia/Espanha. Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora associada I na Universidade Federal do Rio Grande.Bolsista Produtividade 2 do CNPq.

Referências

BARCHI, Rodrigo. Contribuições “inversas”, “perversas” e menores às educações ambientais. 2008. In: 31ª Reunião Científica da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Disponível em: http://31reuniao.anped.org.br/1trabalho/GT22-4111--Int.pdf. Acesso em: 14 fev. 2019.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Felix. Mil Platôs Capitalismo e Esquizofrenia - vol. 5. São Paulo: Ed. 34, 1997.

FARIAS, Carmen Roselaine de Oliveira. Problemática ambiental na perspectiva do acontecimento. 2011. In: 34ª Reunião Científica da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Disponível em: http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT22/GT22-1086%20int.pdf. Acesso em: 14 fev. 2019.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: A Vontade de Saber. 13 ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

________. O nascimento da biopolítica: curso dado no Collège de France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2008.

________. Segurança, território e população: curso dado no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008 a.

________. Ditos & Escritos II: Arqueologia das Ciências e História dos sistemas de pensamento. 3 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.

________. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 41 ed. Petrópolis: Vozes, 2013 a.

________. A ordem do discurso: aula inaugural do Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 24 ed. São Paulo: Edições Loyola. 2014.

________. Arqueologia do Saber. 8ª. Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.

________. Microfísica do poder. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015 a.

________. Ditos & Escritos V: Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2017.

GARRÉ, Bárbara Hees; HENNING, Paula Corrêa. O enunciado de terror e medo pela perda do planeta: modos de constituir o discurso de crise ambiental na atualidade. 2013. In:36ª Reunião Científica da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt22_trabalhos_pdfs/gt22_2754_texto.pdf. Acesso em: 14 fev. 2019.

________;________. Urgência histórica do dispositivo da educação ambiental: mapeando algumas condições de possibilidade para o aparecimento do campo de saber ambiental. 2015. In:37ª Reunião Científica da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wpcontent/uploads/2015/02/Trabalho-GT22-3945.pdf. Acesso em: 14 fev. 2019.

GORE, Jennifer M. Foucault e Educação: Fascinantes desafios. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.) Sujeito da Educação: estudos foucaultianos. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

GUIMARÃES, Leandro Belinaso. A importância da história e da cultura nas leituras da natureza. 2006. In: 29ª Reunião Científica da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Disponível em: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT22-1726--Int.pdf. Acesso em: 14 fev. 2019.

MUTZ, Andresa Silva da Costa. A educação ambiental e o discurso do consumo consciente: uma análise sobre os modos como se produzem sujeitos consumidores nas pedagogias culturais contemporâneas. 2013. In:36ª Reunião Científica da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt22_trabalhos_pdfs/gt22_2784_texto.pdf. Acesso em: 14 fev. 2019.

PALHARINI, Luciana. A educação ambiental enquanto acontecimento. 2005. In: 28ª Reunião Científica da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Disponível em: http://28reuniao.anped.org.br/textos/gt22/gt221587int.doc. Acesso em: 14 fev. 2019.

RATTO, Cleber Gibbon; HENNING, Paula Corrêa. Urgências sócio-ambientais contemporâneas: por uma ética do cuidado planetário ante a política do medo. 2012. In: 35ª Reunião Científica da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT22%20Trabalhos/GT22-1599_int.pdf. Acesso em: 14 fev. 2019.

REVEL, Judith. O pensamento vertical: uma ética da problematização. In: GROS, Frédéric (org.). Foucault: A coragem da verdade. São Paulo: Parábola Editora, 2004.

SAMPAIO, Shaula Maíra Vicentini. Costuras narrativas: discutindo a “fabricação” de identidades em educação ambiental. 2005. In: 28ª Reunião Científica da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Disponível em: http://28reuniao.anped.org.br/textos/gt22/gt221398int.rtf. Acesso em: 14 fev. 2019.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

SOARES, Maria Lucia de Amorim. De semióforos, motivo edênico e educaçâo ambiental. 2003.In: 26ª Reunião Científica da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Disponível em: http://26reuniao.anped.org.br/?_ga=2.198626214.808620938.1499899150-1212691838.1493936843. Acesso em: 14 fev. 2019.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Como Citar

Silva, L. S. da, & Henning, P. C. (2019). Fundamentos filosóficos e epistemológicos da educação ambiental: discurso, poder e resistência // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019029. CONJECTURA: Filosofia E educação, 24, e019029. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7123

Edição

Seção

Artigos