Fundamentos filosóficos e epistemológicos da educação ambiental: discurso, poder e resistência // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019029

Autori

Abstract

O presente artigo trata dos aspectos filosóficos e epistemológicos das perspectivas pós-críticas no campo de saber da Educação Ambiental. Objetiva-se compreender as possibilidades que essas perspectivas podem trazer no interior do Grupo de Trabalho – GT 22 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd. Analisa-se 13 trabalhos, aprovados pelo Comitê Científico, da 26ª a 37ª reuniões científicas, que se utilizam de concepções de Educação Ambiental pautadas nas bases das perspectivas pós-críticas. Para a realização desta pesquisa os conceitos foucaultianos de formação discursiva e diferença são norteadores para a compreensão de que em uma mesma formação discursiva tem-se presente a heterogeneidade conceitual, filosófica e epistemológica de diferentes perspectivas teóricas, que se debruçam sobre um mesmo objeto de estudo. Neste cerne, a diferença é entendida pela potencialidade do encontro, do pensamento múltiplo que fomenta a criação de outros olhares para o campo de saber da Educação Ambiental. A recorrência dos conceitos de discurso, poder e resistência, no material empírico, evidencia que partir de outras estratégias analíticas as perspectivas pós-críticas enfatizam o caráter eminentemente político da Educação Ambiental, através de discussões que focalizam nas formas de conduzir a população para a adoção de atitudes sustentáveis, atravessados, principalmente, pelo discurso de medo pela perda do Planeta e por uma visão socioambiental antropocêntrica.. Diante disso, conclui-se que essas perspectivas almejam a criação de fissuras nos discursos que esvaziam as questões socioambientais em o objetivo único de mudança de comportamento. A diferença conceitual, filosófica e epistemológica entre as perspectivas teóricas que se debruçam sobre a Educação Ambiental não produz um consenso,é justamente na multiplicidade do pensamento em que é verossímil experimentar a Educação Ambiental como instrumento de criação, resistência e problematização.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Perspectivas pós-críticas. ANPEd.
Diferença.

Biografie autore

Lorena Santos da Silva, Universidade Federal do Rio Grande/FURG

Doutoranda e Mestre em Educação Ambiental no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande/FURG. Professora da Rede Municipal de Rio Grande e do Intituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Rio Grande.

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande/FURG.

Pós-doutorado em Filosofia pela Universidad de Murcia/Espanha. Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora associada I na Universidade Federal do Rio Grande.Bolsista Produtividade 2 do CNPq.

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Pubblicato

2019-12-19

Come citare

Silva, L. S. da, & Henning, P. C. (2019). Fundamentos filosóficos e epistemológicos da educação ambiental: discurso, poder e resistência // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019029. CONJECTURA: Filosofia E educação, 24, e019029. Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7123

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Artigos