Educação continuada de professores: diálogos emergentes a partir da visão de Gert Biesta // Teacher’s lifelong learning: emerging dialogies from Gert Biesta’s philosophical views

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DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020025

Resumo

A Educação Continuada de professores é reconhecida como indispensável e fundamental para a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem. Para tanto, neste estudo, levaremos em consideração alguns aspectos dessa temática. Em primeiro lugar, precisamos ter conhecimento das diretrizes que tratam da Educação Continuada de professores, ou seja, compreender de onde viemos e qual é a proposta das legislações nacional e internacional. Em segundo lugar, explanaremos e discutiremos conceitos teóricos que tratam da temática, em especial a visão de Gert Biesta, o importante filósofo da educação. Finalmente, com base nos dois itens citados, entrelaçaremos considerações e indagações para uma Educação Continuada que possa fazer diferença no cotidiano dos professores. Portanto, o principal foco desta pesquisa é analisar, criticamente, essa educação dos professores, à luz  das concepções propostas por Gert Biesta.

Palavras-chave: Educação Continuada. Professores. Diálogo. Gert Biesta.

 

Biografia do Autor

Alexandre Anselmo Guilherme, PUCRS, PPGEDU

Coordenador GruPEV - Grupo de Pesquisas em Educacao e Violencia.    

Bettina Steren dos Santos, PUCRS/PPGEdu

Doutora em Psicologia Evolutiva e da Educação, pela Universidade de Barcelona. Coordenadora do PROMOT   

Carla Spagnolo, PUCRS

Doutorado em Educação - PucrsIntegrante do Grupo de Pesquisa PROMOT- PucrsCoordenadora Pedagógica -Colégio Marista Rosário    

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Publicado

2020-12-07

Como Citar

Guilherme, A. A., Santos, B. S. dos, & Spagnolo, C. (2020). Educação continuada de professores: diálogos emergentes a partir da visão de Gert Biesta // Teacher’s lifelong learning: emerging dialogies from Gert Biesta’s philosophical views. CONJECTURA: Filosofia E educação, 25, e020025. https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020025

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Artigos