Educação continuada de professores: diálogos emergentes a partir da visão de Gert Biesta // Teacher’s lifelong learning: emerging dialogies from Gert Biesta’s philosophical views
DOI:
https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020025Abstract
A Educação Continuada de professores é reconhecida como indispensável e fundamental para a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem. Para tanto, neste estudo, levaremos em consideração alguns aspectos dessa temática. Em primeiro lugar, precisamos ter conhecimento das diretrizes que tratam da Educação Continuada de professores, ou seja, compreender de onde viemos e qual é a proposta das legislações nacional e internacional. Em segundo lugar, explanaremos e discutiremos conceitos teóricos que tratam da temática, em especial a visão de Gert Biesta, o importante filósofo da educação. Finalmente, com base nos dois itens citados, entrelaçaremos considerações e indagações para uma Educação Continuada que possa fazer diferença no cotidiano dos professores. Portanto, o principal foco desta pesquisa é analisar, criticamente, essa educação dos professores, à luz das concepções propostas por Gert Biesta.
Palavras-chave: Educação Continuada. Professores. Diálogo. Gert Biesta.
Riferimenti bibliografici
BALL, Stephen. The teacher’s soul and the terrors of performativity. Journal of Education Policy, v. 18, n. 2, p. 215-228, 2003.
BARR, R. B.; TAGG, J. From teaching to learning: a new paradigm for undergraduate education. Change, v. 27, n. 6, p. 13-25, 1995.
BIESTA, Gert J. J. Giving teaching back to education: responding to the disappearance of the teacher Phenomenology & Practice, v. 6, n. 2, p. 35-49, 2012a.
BIESTA, Gert J. J. Boa educação na era da mensuração. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n.147, p. 808-825, set./dez. 2012b.
BIESTA, Gert J. J. Against learning: reclaiming a language for education in an age of learning. Nordisk Pedagogik, v. 23, p. 70-82, 2004.
BIESTA, Gert J. J. The Role of Educational Ideals in Teachers’ Professional Work: invited presentation at the seminar on Identity, Agency and Policy in Teachers’ Professional Lives, as part of the ESRC seminar series on Changing Teacher Roles, Identities and Professionalism Kings College London, 20th January 2005. Disponível em: http://www.kcl.ac.uk/sspp/departments/education/research/cppr/Research/pastproj/changingteacherroles/paper--biesta.pdf. Acesso em: 28 abr. 2016.
BIESTA, Gert J. J. Beyond learning: democratic education for a human future. Boulder, Co: Paradigm Publishers, 2006.
BIESTA, Gert J. J. Good education in an age of measurement: ethics, politics, democracy. Boulder, Co: Paradigm Publishers, 2010.
BIESTA, Gert J. J. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2013a.
BIESTA, Gert J. J. Receiving the gift of teaching: from learning from to being taught by. Studies in Philosophy and Education, v. 32, n. 5, p. 449-461, 2013b.
BIESTA, Gert J. J. The beautiful risk of education. Abingdon, Oxon: Routledge, 2013c.
BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024 [recurso eletrônico]. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. Disponível em: http://www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/file/439/documento-referencia.pdf. Acesso em: 28 abr. 2016.
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma da complexidade na educação e desenvolvimento profissional de professores universitários. Revista Educação, Porto Alegre – RS: Edipucrs, ano XXX, v. 3, n. 63, p. 439-455, set./dez. 2007.
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).
BRUNER, Jerome. O processo da educação geral. São Paulo: Nacional, 1991.
COLL, César. Un marco de referencia psicológico para la educación escolar: la concepción constructivista del aprendizaje y de la enseñanza. In: COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. (comp.). Desarrollo psicológico y educación. II: psicología de la educación. Madrid: Alianza, 1990.
DAY, Christopher. Educar docentes: como, cuándo y en qué condiciones aprende el professorado. Madrid: Narcea, 2005.
EUROPEAN COMMISSION. Initial teacher education in Europe: an overview of policy issues. Brussels: Directorate-General for Education and Culture. 2014. Disponível em: http://ec.europa.eu/education/policy/strategic-framework/expert-groups/documents/initial-teacher-education_en.pdf. Acesso em: 8 ago. 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GÓMEZ- GRANEL, Carmen; COLL, César. De qué hablamos cuando hablamos de constructivismo. Revista Cuadernos de Pedagogía: Barcelona – ES, n. 221, p. 8-10, enero 1994.
GATTI, Bernardete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009.
GUILHERME, A. Ilan Gur-Ze’ev and education: pedagogies of transformation and peace. London: Routledge; New York: Routledge, 2019.
GUR-ZE’EV, I. The nomadic existence of the eternal improviser and diasporic co-poiesis today: diasporic philosophy and counter education. Rotterdam: Sense Publishers, 2010.
HERNÁNDEZ-HERNÁNDEZ, F. Escenarios para cuestionar y expandir la educación permanente. In: SANCHO GIL, Juana Maria; HERNÁNDEZ-HERNÁNDEZ, Fernando. Maestros al vaivén: aprender la profesión docente en el mundo actual. Barcelona: Octaedro, 2014.
LACASA, P. Aprender en la escuela, aprender en la calle. Madrid: Visor-Aprendizaje, 1994.
MEIRIEU, P. Violences a l’ecole: le déni de la pédagogie. Disponível em: http://www.meirieu.com/POLEMIQUES/violence_1995.pdf. Acesso em: 8 ago. 2016.
MEIRIEU, P. Quelle parole face à la violence? La nouvelle revue de l’adaptation et de la scolarisation, n. 53, 1o trimestre, 2011.
NÓVOA, A. Vidas de professores. Porto: Porto, 2007.
PLATÃO. Teeteto Crátilo. Trad. de Carlos Alberto Nunes. Belém: Editora Universitária UFPA, 2001.
RICHARDSON, V. Constructivist pedagogy. Teachers College Record, v. 105, n. 9, p. 1623-1640, 2003.
TODD, S. Learning from the Other. Albany: SUNY Press, 2003.
UNESCO. Rethinking Education: towards a global common good? Paris: Unesco, 2015.
VYGOTSKY, L. S. El desarrollo de los procesos psicológicos superiores. Barcelona: Crítica, 1995.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.