O ensino como lugar de encontros alegres: reflexões a partir da psicologia sócio-histórica e da filosofia de Espinosa // Teaching as a place of joyful encounters: reflections from the socio-historical psychology and the philosophy of Espinosa
Resumo
O artigo apresenta reflexões teóricas sobre a atividade de ensinoque se torna práxis bem-sucedida. Essa discussão gira em torno de duascategorias teóricas: atividade e afetação. A atividade, categoria teórica debase marxista, é discutida a partir dos aportes da psicologia sócio-histórica.A categoria afetação é aqui analisada com base na filosofia de Baruc deEspinosa. Realizamos este estudo a partir de pesquisa bibliográfica que temcomo objetivo refletir sobre o que contribui para que o professor consigarealizar um ensino capaz de afetar com alegria seus alunos levando aodesenvolvimento de uma práxis bem-sucedida. A pesquisa bibliográfica érealizada a partir dos teóricos da psicologia sócio-histórica, sobretudoVygotsky(2009, 2000, 1998) e Leontiev (1978). Da filosofia de Espinosapesquisamos a obra Ética (2008). Os resultados revelam que professores ealunos são sujeitos que se constituem historicamente, a partir de múltiplasmediações. Significados, sentidos e afetações são parte das mediações queconstituem professores e alunos envolvidos em atividades de ensinoconsideradas exitosas. O estudo aprofundado acerca dessas categorias poderácontribuir de forma determinante para que o ensino, como atividade socialque se realiza entre pessoas, possa tornar-se um encontro alegre, gerador deafetos que potencializem desejos e aumentem a potência de agir e pensar deprofessores e alunos, fato que contribui para a emancipação humana.Palavras-chave: Atividade de ensinar. Sentido e significado. Encontrosalegres. Afetação.
Downloads
Publicado
2015-03-22
Como Citar
Marques, E. S. A., & Carvalho, M. V. C. (2015). O ensino como lugar de encontros alegres: reflexões a partir da psicologia sócio-histórica e da filosofia de Espinosa // Teaching as a place of joyful encounters: reflections from the socio-historical psychology and the philosophy of Espinosa. CONJECTURA: Filosofia E educação, 20(2), 77–93. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2308
Edição
Seção
Artigos
Licença
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.