O ensino como lugar de encontros alegres: reflexões a partir da psicologia sócio-histórica e da filosofia de Espinosa // Teaching as a place of joyful encounters: reflections from the socio-historical psychology and the philosophy of Espinosa
Abstract
O artigo apresenta reflexões teóricas sobre a atividade de ensinoque se torna práxis bem-sucedida. Essa discussão gira em torno de duascategorias teóricas: atividade e afetação. A atividade, categoria teórica debase marxista, é discutida a partir dos aportes da psicologia sócio-histórica.A categoria afetação é aqui analisada com base na filosofia de Baruc deEspinosa. Realizamos este estudo a partir de pesquisa bibliográfica que temcomo objetivo refletir sobre o que contribui para que o professor consigarealizar um ensino capaz de afetar com alegria seus alunos levando aodesenvolvimento de uma práxis bem-sucedida. A pesquisa bibliográfica érealizada a partir dos teóricos da psicologia sócio-histórica, sobretudoVygotsky(2009, 2000, 1998) e Leontiev (1978). Da filosofia de Espinosapesquisamos a obra Ética (2008). Os resultados revelam que professores ealunos são sujeitos que se constituem historicamente, a partir de múltiplasmediações. Significados, sentidos e afetações são parte das mediações queconstituem professores e alunos envolvidos em atividades de ensinoconsideradas exitosas. O estudo aprofundado acerca dessas categorias poderácontribuir de forma determinante para que o ensino, como atividade socialque se realiza entre pessoas, possa tornar-se um encontro alegre, gerador deafetos que potencializem desejos e aumentem a potência de agir e pensar deprofessores e alunos, fato que contribui para a emancipação humana.Palavras-chave: Atividade de ensinar. Sentido e significado. Encontrosalegres. Afetação.
Downloads
Published
2015-03-22
How to Cite
Marques, E. S. A., & Carvalho, M. V. C. (2015). O ensino como lugar de encontros alegres: reflexões a partir da psicologia sócio-histórica e da filosofia de Espinosa // Teaching as a place of joyful encounters: reflections from the socio-historical psychology and the philosophy of Espinosa. Conjectura: Filosofia E educação, 20(2), 77–93. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2308
Issue
Section
ARTICLES
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.