Ambientes virtuais de aprendizagem e formação continuada de professores na modalidade a distância // Virtual learning environments and continuous teachers training in distance modality

Autores

  • Miguel Alfredo Orth UFPEL - Universidade Federal de Pelotas
  • Fabiane Sarmento Oliveira Fuet UFPEL - Universidade Federal de Pelotas
  • Janete Otte IFFS - Instituto Federal da Fronteira Sul
  • Marcus Freitas Neves Universidade Federal de Pelotas

Resumo

Com este artigo, problematizou-se o potencial da formaçãocontinuada de professores por meio da educação a distância mediada pelo Moodle. Nessa perspectiva, pesquisou-se, principalmente, a integração hipermidiática das tecnologias nesse ambiente virtual de aprendizagem, no curso a distância de pós-graduação lato sensu em Mídias na Educação. Paraisso, selecionou-se uma aula de uma disciplina desse curso oferecida no primeiro semestre de 2011 por uma universidade na qual um dos autores deste artigo trabalhou como professor-tutor. Assim, foi realizada uma investigação com base na abordagem metodológica qualitativa através daobservação participante, na qual se percebeu que a integração da hipermídia potencializa o diálogo-problematizador, a interatividade e o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva nos professores-cursistas. Dessa forma, observou-se que a navegação em uma hipermídia educacional respeita o ritmo e as maneiras de aprendizagem de cada sujeito, uma vez que possibilita que os temas a serem estudados sejam acessados de forma não-linear, ou seja, de acordo com o interesse de cada aprendente e por meio de diferentes mídias. Isso viabilizou aos cursistas fazerem diversas associações entre diferentes conteúdos inter-relacionados, proporcionando assim uma ampliação da visão sobre os assuntos educacionais abordados na disciplina e, posteriormente, poderem aplicar esse conhecimento em novas situações de ensinoaprendizagem.

Biografia do Autor

Miguel Alfredo Orth, UFPEL - Universidade Federal de Pelotas

Departamento de Filosofia

Downloads

Publicado

2013-04-24

Como Citar

Orth, M. A., Oliveira Fuet, F. S., Otte, J., & Neves, M. F. (2013). Ambientes virtuais de aprendizagem e formação continuada de professores na modalidade a distância // Virtual learning environments and continuous teachers training in distance modality. CONJECTURA: Filosofia E educação, 18(1), 42–58. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2037

Edição

Seção

Artigos