Ambientes virtuais de aprendizagem e formação continuada de professores na modalidade a distância // Virtual learning environments and continuous teachers training in distance modality

Autores/as

  • Miguel Alfredo Orth UFPEL - Universidade Federal de Pelotas
  • Fabiane Sarmento Oliveira Fuet UFPEL - Universidade Federal de Pelotas
  • Janete Otte IFFS - Instituto Federal da Fronteira Sul
  • Marcus Freitas Neves Universidade Federal de Pelotas

Resumen

Com este artigo, problematizou-se o potencial da formaçãocontinuada de professores por meio da educação a distância mediada pelo Moodle. Nessa perspectiva, pesquisou-se, principalmente, a integração hipermidiática das tecnologias nesse ambiente virtual de aprendizagem, no curso a distância de pós-graduação lato sensu em Mídias na Educação. Paraisso, selecionou-se uma aula de uma disciplina desse curso oferecida no primeiro semestre de 2011 por uma universidade na qual um dos autores deste artigo trabalhou como professor-tutor. Assim, foi realizada uma investigação com base na abordagem metodológica qualitativa através daobservação participante, na qual se percebeu que a integração da hipermídia potencializa o diálogo-problematizador, a interatividade e o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva nos professores-cursistas. Dessa forma, observou-se que a navegação em uma hipermídia educacional respeita o ritmo e as maneiras de aprendizagem de cada sujeito, uma vez que possibilita que os temas a serem estudados sejam acessados de forma não-linear, ou seja, de acordo com o interesse de cada aprendente e por meio de diferentes mídias. Isso viabilizou aos cursistas fazerem diversas associações entre diferentes conteúdos inter-relacionados, proporcionando assim uma ampliação da visão sobre os assuntos educacionais abordados na disciplina e, posteriormente, poderem aplicar esse conhecimento em novas situações de ensinoaprendizagem.

Biografía del autor/a

Miguel Alfredo Orth, UFPEL - Universidade Federal de Pelotas

Departamento de Filosofia

Publicado

2013-04-24

Cómo citar

Orth, M. A., Oliveira Fuet, F. S., Otte, J., & Neves, M. F. (2013). Ambientes virtuais de aprendizagem e formação continuada de professores na modalidade a distância // Virtual learning environments and continuous teachers training in distance modality. CONJECTURA: Filosofia E educação, 18(1), 42–58. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2037

Número

Sección

Artigos