O lugar da ignorância na relação pedagógica // The place of ignorance in the pedagogical relationship

Autores

  • Wilson Francisco Correia Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Resumo

O tema deste trabalho é a "ignorância" na relação pedagógica. Tem por objetivo participar do debate relativo às relações vividas em sala de aula por professor e aluno. Emprega as técnicas da pesquisa filosófica, conceitual e bibliográfica. É desenvolvido mediante a exposição de material compreensivo extraído, principalmente de Sócrates, Platão e Nietzsche. Testa os modos de do ensinante pelo discente em situações reais em que o patrimônio epistêmico ignorado ou conhecido torna-se o elo entre mestre e discípulo. Defende que o lugar da ignorância na relação pedagógica é aquele em que a ausência de conhecimento é o estado que legitima o ato educativo, passível de ser qualificado pela igualdade das inteligências.

Biografia do Autor

Wilson Francisco Correia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Licenciado em Filosofia (PUC-Goiás), com Especialização em Psicopedagogia (UFG) e Mestrado (UFU) e Doutorado em Educação (UNICAMP). Líder do GPEFE – Grupo de Pesquisa e Extensão em Filosofia da Educação. Adjunto em Filosofia da Educação no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. É editor-científico da Revista Curricula. É autor dos livros Formando professores: caminhos da formação docente (2011, Organizador, no prelo), Saber ensinar São Paulo: EPU, 2006, TCC não é um bicho-de-sete-cabeças (2009) e Aprender não é um bicho-de-sete-cabeças (2010), ambos pela Editora Ciência Moderna, do Rio de Janeiro, entre outros. E-mail: wilfc2002@yahoo.com.br.

 

Downloads

Publicado

2014-05-04

Como Citar

Correia, W. F. (2014). O lugar da ignorância na relação pedagógica // The place of ignorance in the pedagogical relationship. CONJECTURA: Filosofia E educação, 19(2), 147–161. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1375

Edição

Seção

Artigos