O lugar da ignorância na relação pedagógica // The place of ignorance in the pedagogical relationship
Abstract
O tema deste trabalho é a "ignorância" na relação pedagógica. Tem por objetivo participar do debate relativo às relações vividas em sala de aula por professor e aluno. Emprega as técnicas da pesquisa filosófica, conceitual e bibliográfica. É desenvolvido mediante a exposição de material compreensivo extraído, principalmente de Sócrates, Platão e Nietzsche. Testa os modos de do ensinante pelo discente em situações reais em que o patrimônio epistêmico ignorado ou conhecido torna-se o elo entre mestre e discípulo. Defende que o lugar da ignorância na relação pedagógica é aquele em que a ausência de conhecimento é o estado que legitima o ato educativo, passível de ser qualificado pela igualdade das inteligências.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.