Interfaces da bioética global de Potter com a teoria da complexidade de Edgar Morin em vista de novos saberes à educação do futuro

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022017

Abstract

As constantes mudanças da sociedade contemporânea, principalmente relacionadas ao desenvolvimento do progresso tecnocientífico, tem exigido uma contínua reinvenção da sociedade para acompanhar essas mudanças. Essas transformações têm impactado a totalidade da vida humana, e da biosfera. Se o futuro da natureza humana e da vida da biosfera eram considerados certos, não exigindo a prática de princípios específicos para que isso pudesse continuar a existir, Van Rensselaer Potter (1911-2001) com sua proposta de uma bioética global, e Edgar Morin (1921- atual) com sua teoria da complexidade, alertam-nos de que é preciso buscar novos saberes à educação para garantir a existência futura. Diante dessa realidade marcada pelo acelerado progresso da ciência e da tecnologia, que por estar dissociada do mundo do mundo dos valores tem ameaçado a existência da vida em geral no futuro, esta pesquisa quer investigar como a bioética global de Potter faz interface com a teoria da complexidade de Edgar Morin, em vista de novos saberes à educação do futuro, que possibilite a sobrevivência futura da vida humana e da biosfera? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter teórico conceitual, a partir das principais obras dos autores em foco, e de seus comentadores. Embora o cientista e o sociólogo tenham problematizado em realidades distintas, ambos apresentam um núcleo de preocupações em comum que ameaçam a vida humana e da biosfera no futuro.  Por isso, propõem novos saberes à educação, saberes de um novo tipo, que vão além de uma simples disciplina dentro de um modelo de pensar. Novos saberes que privilegiem o a construção de pontes entre as ciências com as humanidades, o diálogo interdisciplinar, a aproximação das questões ético-políticas em vista de uma antropoética (Morin) e de uma educação bioético-política comprometida com a sobrevivência futura da humanidade (Potter).

Biografie autore

Valquiria Elita Renk, PUCPR

Mestre (2000)e Doutora em Educação (2009)

Pós doutorado em educação (UFPR), 2019

Professora Titular da PUCPR, docente do mestrado em Bioética na PUCPR e Mestradod em Direitos HUmanos e Políticas Públicas na PUCPR

Lider do Grupo de Pesuisa Bioética e Educação CNPQ/PUCPR

Pesquisa História da Educação, Educação de Imigrantes, Bioética e Educação e Educação em Direitos Humanos.

 

 

Anor Sganzerla, PUCPR- Mestrado em Bioética

Doutor em Filosofia

Doutor em Filosofia; Professor do Programa de Pós-graduação em Bioética da PUCPR; Professor visitante da Universidade Católica de Moçambique (África

Graciano Pedro Pessuro, Universidade Católica de Moçambique

Doutorando em Humanidades pela Universidade Católica de Moçambique (África); Mestre em Gestão e

Administração Educacional; Pós-graduado em Gestão e Auditoria Ambiental ( UCM); Licenciado em ensino de Física (UCM

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Pubblicato

2022-11-25

Come citare

Renk, V. E., Sganzerla, A., & Pessuro, G. P. (2022). Interfaces da bioética global de Potter com a teoria da complexidade de Edgar Morin em vista de novos saberes à educação do futuro. CONJECTURA: Filosofia E educação, 27, e022017. https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022017

Fascicolo

Sezione

Artigos