A leitura literária como prática social na contemporaneidade: além do espaço escolar

Autori

  • Renata Junqueira de Souza Unesp
  • Andréia de Oliveira Alencar Iguma UNIGRAN
  • Grazielli Alves de Lima UFGD

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022006

Parole chiave:

BNCC, Clubes de Leitura, Leitura na contemporaneidade, Literatura, Políticas Públicas de Leitura.

Abstract

O presente artigo nasce a partir do diálogo entre três pesquisadoras que têm dedicado parte expressiva de suas carreiras acadêmicas a olhar para a prática da leitura, em especial, a literária como possibilidade de uma participação pessoal e social mais crítica. Todavia, em um país que livro ainda custa caro e que a maioria das pessoas não têm poder aquisitivo para comprá-lo é inegável que a descontinuidade de políticas públicas de leitura venha no processo contrário a formação de leitores literários. Ademais, esse rompimento, como será apresentando no corpo do artigo, atrasa as conquistas que foram alcançadas a curtos passos em nosso país, em especial, no final do século XX e início do século XXI. Desse modo, é importante olhar para a suspensão de importantes políticas públicas de leitura e as que estão sendo engendradas na contemporaneidade, uma vez que estamos vivendo um momento inverso ao que mostra a historicidade da leitura literária, pois com a perda da literatura nos documentos oficiais, como, por exemplo, não haver um componente específico na Base Nacional Comum Curricular - BNCC, e a não obrigatoriedade da literatura enquanto disciplina. Em contrapartida, existe um movimento não escolarizado sendo divulgado por amigos, por editoras, por clubes de livros e bibliotecas -, conhecido como os clubes de leituras que apesar de não ser uma prática recente, ganhou uma expressividade nos últimos seis anos no que corresponde ao Brasil e vem se fortalecendo no momento social que estamos atravessando em decorrência da pandemia.

  

Biografie autore

Renata Junqueira de Souza, Unesp

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e é livre-docente pela mesma Instituição (2012) no conjunto das disciplinas Conteúdos, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II e Leitura, Literatura e Interpretação de Textos no Processo de Formação de Professores.. Atualmente é professor visitante da Universidade do Minho e professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, formação de leitores, literatura infantil, literatura e formação de professores, estratégias de leitura.  

Andréia de Oliveira Alencar Iguma, UNIGRAN

Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU; Mestre em Letras (Literatura e Práticas Culturais) pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2012); Graduada em Letras também pela UFGD (2007). Professora no Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN. Atua principalmente nos seguintes temas: críticas literárias, literatura e ensino, vertentes do insólito e literatura infantil e juvenil.  

Grazielli Alves de Lima, UFGD

Mestre em Letras - Literatura e Práticas Culturais - UFGD.  

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Pubblicato

2022-04-05

Come citare

Souza, R. J. de, Iguma, A. de O. A., & Lima, G. A. de. (2022). A leitura literária como prática social na contemporaneidade: além do espaço escolar. CONJECTURA: Filosofia E educação, 27, e022006. https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022006

Fascicolo

Sezione

Dossiê: ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA EM PAULO FREIRE.