A leitura literária como prática social na contemporaneidade: além do espaço escolar

Autores/as

  • Renata Junqueira de Souza Unesp
  • Andréia de Oliveira Alencar Iguma UNIGRAN
  • Grazielli Alves de Lima UFGD

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022006

Palabras clave:

BNCC, Clubes de Leitura, Leitura na contemporaneidade, Literatura, Políticas Públicas de Leitura.

Resumen

O presente artigo nasce a partir do diálogo entre três pesquisadoras que têm dedicado parte expressiva de suas carreiras acadêmicas a olhar para a prática da leitura, em especial, a literária como possibilidade de uma participação pessoal e social mais crítica. Todavia, em um país que livro ainda custa caro e que a maioria das pessoas não têm poder aquisitivo para comprá-lo é inegável que a descontinuidade de políticas públicas de leitura venha no processo contrário a formação de leitores literários. Ademais, esse rompimento, como será apresentando no corpo do artigo, atrasa as conquistas que foram alcançadas a curtos passos em nosso país, em especial, no final do século XX e início do século XXI. Desse modo, é importante olhar para a suspensão de importantes políticas públicas de leitura e as que estão sendo engendradas na contemporaneidade, uma vez que estamos vivendo um momento inverso ao que mostra a historicidade da leitura literária, pois com a perda da literatura nos documentos oficiais, como, por exemplo, não haver um componente específico na Base Nacional Comum Curricular - BNCC, e a não obrigatoriedade da literatura enquanto disciplina. Em contrapartida, existe um movimento não escolarizado sendo divulgado por amigos, por editoras, por clubes de livros e bibliotecas -, conhecido como os clubes de leituras que apesar de não ser uma prática recente, ganhou uma expressividade nos últimos seis anos no que corresponde ao Brasil e vem se fortalecendo no momento social que estamos atravessando em decorrência da pandemia.

  

Biografía del autor/a

Renata Junqueira de Souza, Unesp

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e é livre-docente pela mesma Instituição (2012) no conjunto das disciplinas Conteúdos, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II e Leitura, Literatura e Interpretação de Textos no Processo de Formação de Professores.. Atualmente é professor visitante da Universidade do Minho e professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, formação de leitores, literatura infantil, literatura e formação de professores, estratégias de leitura.  

Andréia de Oliveira Alencar Iguma, UNIGRAN

Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU; Mestre em Letras (Literatura e Práticas Culturais) pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2012); Graduada em Letras também pela UFGD (2007). Professora no Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN. Atua principalmente nos seguintes temas: críticas literárias, literatura e ensino, vertentes do insólito e literatura infantil e juvenil.  

Grazielli Alves de Lima, UFGD

Mestre em Letras - Literatura e Práticas Culturais - UFGD.  

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Publicado

2022-04-05

Cómo citar

Souza, R. J. de, Iguma, A. de O. A., & Lima, G. A. de. (2022). A leitura literária como prática social na contemporaneidade: além do espaço escolar. CONJECTURA: Filosofia E educação, 27, e022006. https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022006

Número

Sección

Dossiê: ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA EM PAULO FREIRE.