Desigualdade e Educação: mais uma revolução inacabada?

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021036

Abstract


O artigo propõe-se revisitar a relação entre desigualdade e educação, um tema que acompanha a educação nas sociedades modernas. Apesar do acesso a dados sobre a desigualdade na sociedade e na educação, bem como de muitas análises sobre as origens e tendências que provocam verdadeiros apartheids sociais, tem-se a impressão de que a “metáfora do labirinto”, comum na literatura latino-americana, se aplica à educação. O artigo está dividido em duas partes: na primeira, busca situar o tema da desigualdade como um problema da educação e para a educação, com breve referência a obras clássicas e identificação de alguns lugares pedagógicos que podem servir à perpetuação da desigualdade ou de resistência a ela. A segunda parte, tomando por base pensamentos do início da segunda metade do século passado, gira em torno da pergunta: Estaríamos diante de mais uma revolução inacabada na América Latina? São debatidos dois temas: a atualização da noção de conscientização e as nuanças pedagógicas de conceitos como libertação, exclusão social e (de)colonialidade. Na conclusão, acentua a centralidade de Paulo Freire para compreender a relação entre desigualdade e educação e para a criação de inéditos viáveis na educação e através da educação para a promoção de uma sociedade menos desigual e mais justa.

Palavras-chave: Desigualdade. Democracia. Conscientização. Libertação. (De)colonialidade.

Biografia autore

Danilo Romeu Streck, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unsinos

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação

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Pubblicato

2021-10-19

Come citare

Streck, D. R. (2021). Desigualdade e Educação: mais uma revolução inacabada?. CONJECTURA: Filosofia E educação, 26, e021036. https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021036

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Sezione

Artigos