Reflexões sobre a experiência e o ensino de arte: o conceito benjaminiano de “perda da aura” como parâmetro para a análise / Reflections on experience and art teaching: the Benjamin concept of “loss of aura” as a parameter for analysis

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020018

Resumen

Com a análise conceitual da arte e da expressão artística, este artigo situa a discussão do ensino de arte em síntese aos pressupostos críticos de Walter Benjamin. Busca-se, primeiramente, o sentido da arte no contexto de seu
surgimento, sua valorização cultural e sua função social, para, posteriormente, mediante pressupostos da Teoria Crítica da Sociedade, verificar-se as contradições com sua desintegração na atualidade, apropriada pela indústria cultural como valor de mercadoria. Nesse trajeto, a reprodução técnica da obra de arte tornase o fundamento categórico para a crítica e o desnudamento das formas decadentes sob as quais a arte é “visualizada” na modernidade. A redução das formas estéticas de percepção da arte expressa-se no desaparecimento da experiência, na incapacidade de narrar, na crise da transmissão, enfim, no ensino
de arte.

 

Biografía del autor/a

Rui Bragado Sousa

 

Diego Silva Rodrigues da Costa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA- UEM

Departamento de Educação e Teoria Crítica 

Eduardo Oliveira Sanches

Possui Licenciatura em Educação Física (2003) e em Pedagogia (2012); Especialização em Educação Pela Arte pela Universidade Estadual de Maringá (UEM - 2006); Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM 2007); Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/UNESP/Presidente Prudente - 2017 

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Publicado

2020-12-07

Cómo citar

Sousa, R. B., Costa, D. S. R. da, & Sanches, E. O. (2020). Reflexões sobre a experiência e o ensino de arte: o conceito benjaminiano de “perda da aura” como parâmetro para a análise / Reflections on experience and art teaching: the Benjamin concept of “loss of aura” as a parameter for analysis. CONJECTURA: Filosofia E educação, 25, e020018. https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020018

Número

Sección

Artigos