Reflexões sobre a experiência e o ensino de arte: o conceito benjaminiano de “perda da aura” como parâmetro para a análise / Reflections on experience and art teaching: the Benjamin concept of “loss of aura” as a parameter for analysis

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020018

Résumé

Com a análise conceitual da arte e da expressão artística, este artigo situa a discussão do ensino de arte em síntese aos pressupostos críticos de Walter Benjamin. Busca-se, primeiramente, o sentido da arte no contexto de seu
surgimento, sua valorização cultural e sua função social, para, posteriormente, mediante pressupostos da Teoria Crítica da Sociedade, verificar-se as contradições com sua desintegração na atualidade, apropriada pela indústria cultural como valor de mercadoria. Nesse trajeto, a reprodução técnica da obra de arte tornase o fundamento categórico para a crítica e o desnudamento das formas decadentes sob as quais a arte é “visualizada” na modernidade. A redução das formas estéticas de percepção da arte expressa-se no desaparecimento da experiência, na incapacidade de narrar, na crise da transmissão, enfim, no ensino
de arte.

 

Bibliographies de l'auteur-e

Rui Bragado Sousa

 

Diego Silva Rodrigues da Costa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA- UEM

Departamento de Educação e Teoria Crítica 

Eduardo Oliveira Sanches

Possui Licenciatura em Educação Física (2003) e em Pedagogia (2012); Especialização em Educação Pela Arte pela Universidade Estadual de Maringá (UEM - 2006); Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM 2007); Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/UNESP/Presidente Prudente - 2017 

Références

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

AGAMBEN, Giorgio. Infância e História. Destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2005.

BARBOSA, Ana Mae (Org.). Ensino da arte: memória e a história. São Paulo: Perspectiva, 2011.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/ 2000. Disponível em: <https://jornalggn.com.br/sites/default/files/documentos/14_24.pdf.> Acesso em abril de 2020.

BRASIL – Leis de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394. 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf.> Acesso em abril de 2020.

BAUMAN, Zygmunt. Sobre educação e juventude: conversas com Ricardo Mazzeo. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. São Paulo: Boitempo, 2013.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2009.

BENJAMIN, Walter. O anjo da história. Organização e tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

BENJAMIN, Walter [et al.] Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem, percepção. Org. Tadeu Cipistrano. Rio de Janeiro: Contraponto. 2012a.

BENJAMIN, Walter. Imagens do pensamento, sobre o haxixe e outras drogas. Edição e tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

BENJAMIN, Walter. Baudelaire e a modernidade. Edição e tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

BLOCH, Ernst. O princípio esperança. Tradução de Nélio Schneider. Rio de Janeiro: EdUERJ: Contraponto, 2005.

BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. São Paulo: Ática, 1985.

CARAMELA, Elaine. História da arte: fundamentos semióticos: teoria e método em debate. Bauru: EDUSC, 1998.

EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. Tradução de Sandra Castello Branco. São Paulo: Editora da Unesp, 2011.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 2009.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. De uma estética da visibilidade a uma estética da tatibilidade em W. Benjamin. In: COUTO, Edvaldo; DAMIÃO, Carla M. Walter Benjamin: formas de percepção estética na modernidade. Salvador: Quarteto Editora, 2008.

GOMBRICH, Ernst H. História da arte. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

HAUSER, Arnold. História social da arte e da literatura. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

LÖWY, Michael. Romantismo e messianismo: ensaios sobre Georg Lukács e Walter Benjamin. Tradução de Myrian Veras Baptista. São Paulo: Perspectiva, 2008.LÖWY, Michael; SAYRE, Robert. Revolta e melancolia: o romantismo na contracorrente da modernidade. Tradução de Nair Fonseca. São Paulo: Boitempo, 2015.

MACHADO, Carlos Eduardo J. O parque nacional protegido das diferenças de opinião: sobre as obras de juventude de Ernst Bloch e Georg Lukács. In: RODRIGUES, Ubiratane de Morais (Org.). Escritos sobre o espírito da utopia de Ernst Bloch. Porto Alegre: Editora Fi, 2019.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010.

MATOS, Olgária C. F. Benjaminianas: cultura capitalista e fetichismo contemporâneo. São Paulo: Editora Unesp, 2010.

NUNES, Benedito. Introdução à filosofia da arte. São Paulo: Ática, 2011.

SIMMEL, Georg. Ensaios sobre teoria da história. Rio de Janeiro: Contraponto, 2011.

SOUSA, Rui B. “Estetização da política e politização da arte”: a estética do fascismo nas obras de Walter Benjamin. Revista Espaço Acadêmico, n. 171, p. 44-60, ago/2015.

VYGOTSKY, Lev. S. Psicologia da arte. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

VIGOTSKI, Lev. Imaginação e criação na infância. Ensaio psicológico, livro para professores. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

WILLIAMS, Raymond. Cultura e materialismo. Tradução de André Glaser. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

WITTE, Bernd. Walter Benjamin: uma biografia. Tradução de Romero Freitas. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

Téléchargements

Publié-e

2020-12-07

Comment citer

Sousa, R. B., Costa, D. S. R. da, & Sanches, E. O. (2020). Reflexões sobre a experiência e o ensino de arte: o conceito benjaminiano de “perda da aura” como parâmetro para a análise / Reflections on experience and art teaching: the Benjamin concept of “loss of aura” as a parameter for analysis. CONJECTURA: Filosofia E educação, 25, e020018. https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020018

Numéro

Rubrique

Artigos