Gênese do complexo da arte: um estudo fundamentado na estética Lukacsiana / Genesis of the art complex: a study based on lukacsian aesthetics

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020006

Abstract

Este artigo tem como objetivo apresentar como se estabelecem os estudos do filósofo húngaro Georg Lukács sobre a origem do complexo da arte a partir das formas abstratas do reflexo estético da realidade, a saber: ritmo, simetria e proporção e ornamentística. Tais categorias configuram-se, conforme os estudos de Lukács, em princípios; em elementos estruturais da produção artística, os quais são diversos, orientados por funções as mais variadas e já bastante evoluídas e que, de forma excepcional, no caso da ornamentística, mantiveram sua independência, ainda que não tenham garantido o mesmo grau de importância de tempos remotos. Trata-se de um estudo teórico-bibliográfico, apoiado em uma base onto-histórica. O filósofo húngaro considera a dificuldade de revelar a procedência do complexo da arte. Atentamos ao método, considerando que devemos partir do já esteticamente formado, procedendo a tempos remotos, numa relação dialética. Podemos então nos aproximar da origem quando entendemos o mais desenvolvido. Nossas considerações vão ao encontro da compreensão de que qualquer nível de atividade humana deve implicar o trabalho como categoria fundante, na relação de transformação da natureza e do próprio homem. A arte, portanto, tem sua gênese no trabalho e, enquanto complexo tardio no mundo dos homens, tem o seu desprendimento do solo cotidiano, alcançando um processo de autoconsciência humana. Nesse sentido, a relevância do estudo consiste em contribuir com o projeto coletivo para o entendimento do papel da atividade criadora-receptora no aprimoramento dos sentidos, abrindo possibilidades de elevadas expressões no processo de humanização, com vistas à superação da sociabilidade regida pelo capital.

Biografie autore

Adele Cristina Braga Araujo, Universidade Federal do Ceará

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2010). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (2013). Atualmente é doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (2016) e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus Quixadá, na subárea Fundamentos da Educação, Política e Gestão Educacional. 

Josefa Jackline Rabelo, Universidade Federal do Ceará


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1992); mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (janeiro de 2005). Pós-Doutora pela École des Hautes Études en Sciences Sociales - EHSS - Paris-Franca sob a supervisão do Professor Michel Löwy e com bolsa do CNPq (2013-2014) Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Ceará, lecionando no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará, na linha Educação, Estética e Sociedade.

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Pubblicato

2020-12-07

Come citare

Araujo, A. C. B., & Rabelo, J. J. (2020). Gênese do complexo da arte: um estudo fundamentado na estética Lukacsiana / Genesis of the art complex: a study based on lukacsian aesthetics. CONJECTURA: Filosofia E educação, 25, e020006. https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020006

Fascicolo

Sezione

Artigos