Gênese do complexo da arte: um estudo fundamentado na estética Lukacsiana / Genesis of the art complex: a study based on lukacsian aesthetics

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020006

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar como se estabelecem os estudos do filósofo húngaro Georg Lukács sobre a origem do complexo da arte a partir das formas abstratas do reflexo estético da realidade, a saber: ritmo, simetria e proporção e ornamentística. Tais categorias configuram-se, conforme os estudos de Lukács, em princípios; em elementos estruturais da produção artística, os quais são diversos, orientados por funções as mais variadas e já bastante evoluídas e que, de forma excepcional, no caso da ornamentística, mantiveram sua independência, ainda que não tenham garantido o mesmo grau de importância de tempos remotos. Trata-se de um estudo teórico-bibliográfico, apoiado em uma base onto-histórica. O filósofo húngaro considera a dificuldade de revelar a procedência do complexo da arte. Atentamos ao método, considerando que devemos partir do já esteticamente formado, procedendo a tempos remotos, numa relação dialética. Podemos então nos aproximar da origem quando entendemos o mais desenvolvido. Nossas considerações vão ao encontro da compreensão de que qualquer nível de atividade humana deve implicar o trabalho como categoria fundante, na relação de transformação da natureza e do próprio homem. A arte, portanto, tem sua gênese no trabalho e, enquanto complexo tardio no mundo dos homens, tem o seu desprendimento do solo cotidiano, alcançando um processo de autoconsciência humana. Nesse sentido, a relevância do estudo consiste em contribuir com o projeto coletivo para o entendimento do papel da atividade criadora-receptora no aprimoramento dos sentidos, abrindo possibilidades de elevadas expressões no processo de humanização, com vistas à superação da sociabilidade regida pelo capital.

Biografía del autor/a

Adele Cristina Braga Araujo, Universidade Federal do Ceará

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2010). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (2013). Atualmente é doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (2016) e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus Quixadá, na subárea Fundamentos da Educação, Política e Gestão Educacional. 

Josefa Jackline Rabelo, Universidade Federal do Ceará


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1992); mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (janeiro de 2005). Pós-Doutora pela École des Hautes Études en Sciences Sociales - EHSS - Paris-Franca sob a supervisão do Professor Michel Löwy e com bolsa do CNPq (2013-2014) Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Ceará, lecionando no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará, na linha Educação, Estética e Sociedade.

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Publicado

2020-12-07

Cómo citar

Araujo, A. C. B., & Rabelo, J. J. (2020). Gênese do complexo da arte: um estudo fundamentado na estética Lukacsiana / Genesis of the art complex: a study based on lukacsian aesthetics. CONJECTURA: Filosofia E educação, 25, e020006. https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020006

Número

Sección

Artigos