Distúrbios de linguagem e de aprendizagem em crianças canhotos

Autori

  • Antonino Bucca Dipartimento di Scienze cognitive, della Formazione e degli Studi culturali
  • Carmen Valentina Arcoraci

Abstract

<!-- /* Font Definitions */ @font-face {font-family:Cambria; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:auto; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:3 0 0 0 1 0;} @font-face {font-family:Times-Roman; panose-1:0 0 0 0 0 0 0 0 0 0; mso-font-alt:Times; mso-font-charset:77; mso-generic-font-family:roman; mso-font-format:other; mso-font-pitch:auto; mso-font-signature:3 0 0 0 1 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ascii-font-family:Cambria; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Cambria; mso-fareast-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Cambria; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;} span.hps {mso-style-name:hps;} span.hpsatn {mso-style-name:"hps atn";} span.hpsalt-edited {mso-style-name:"hps alt-edited";} span.longtext {mso-style-name:long_text;} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 2.0cm 2.0cm 2.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} --> Eles são há muito conhecidas algumas suposições sobre a relação entre a assimetria do cérebro e/ou indecisão hemisférica funcional que, por vezes, caracteriza os indivíduos canhotos e distúrbios de aprendizagem específicas (com dislexia, discalculia e disgrafia). Até hoje, no entanto, essas teorias não encontrei muitas confirmações em estudos da neurociência e da psicologia experimental. Em outros aspectos, se olharmos para as evidências experimentais em distúrbio específico de linguagem (specific language impairment, sli), ou observação em sala de aula de crianças com distúrbio específico de aprendizagem (specific learning disorder, sld; ou learning disabilities, ld), ou seja, as experiências empíricas descritas por professores do ensino fundamental, Essa relação parece ser bastante óbvio.

Através da aplicação de um questionário estruturado a uma amostra de professores do ensino fundamental italianos, neste estudo, tentamos documentar se há uma maior incidência de dislexia, discalculia e disgrafia em crianças canhotos.

 

Palavras-chave: dislexia, discalculia, disgrafia, assimetria cerebral, canhotismo

Biografia autore

Antonino Bucca, Dipartimento di Scienze cognitive, della Formazione e degli Studi culturali

Ricercatore di Filosofia del linguaggio. Incaricato dell'insegnamento delle discipline: Filosofia del linguaggio; Filosofia della comunicazione; Fondamenti teorici delle scienze logopediche.

Pubblicato

2015-01-17

Come citare

Bucca, A., & Arcoraci, C. V. (2015). Distúrbios de linguagem e de aprendizagem em crianças canhotos. CONJECTURA: Filosofia E educação, 20(1), 13–22. Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3088

Fascicolo

Sezione

Artigos