Distúrbios de linguagem e de aprendizagem em crianças canhotos // Language and learning disorders in hander children
Abstract
Há muito tempo são conhecidas algumas hipóteses sobre a relação entre a assimetria cerebral ou a indecisão hemisférica funcional, que às vezes caracteriza os indivíduos canhotos, e desordens específicas de aprendizagem (dislexia, discalculia e agrafia). Ainda hoje, no entanto, essas teorias não encontram muitas confirmações em estudos de neurociência e psicologia experimental. Por outras razões, se olharmos para a evidência experimental sobre a imparidade linguística específica (SLI), ou observações na sala de aula de crianças com desordens de aprendizagem específicas (SLD), ou dificuldades de aprendizagem (LD), ou seja, as experiências empíricas descritas pelos professores no Ensino Fundamental, esta relação parece bem-evidente. Por meio da aplicação de um questionário estruturado a professores das escolas de Ensino Fundamental italianas, no presente estudo tentamos documentar se há maior incidência de dislexia, discalculia e agrafia em crianças canhotas.Palavras-chave: Dislexia. Discalculia. Disgrafia. Assimetria cerebral. Canhotismo.Published
2015-01-17
How to Cite
Bucca, A., & Arcoraci, C. V. (2015). Distúrbios de linguagem e de aprendizagem em crianças canhotos // Language and learning disorders in hander children. Conjectura: Filosofia E educação, 20(1), 13–22. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3088
Issue
Section
ARTICLES
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.