Distúrbios de linguagem e de aprendizagem em crianças canhotos // Language and learning disorders in hander children
Resumen
Há muito tempo são conhecidas algumas hipóteses sobre a relação entre a assimetria cerebral ou a indecisão hemisférica funcional, que às vezes caracteriza os indivíduos canhotos, e desordens específicas de aprendizagem (dislexia, discalculia e agrafia). Ainda hoje, no entanto, essas teorias não encontram muitas confirmações em estudos de neurociência e psicologia experimental. Por outras razões, se olharmos para a evidência experimental sobre a imparidade linguística específica (SLI), ou observações na sala de aula de crianças com desordens de aprendizagem específicas (SLD), ou dificuldades de aprendizagem (LD), ou seja, as experiências empíricas descritas pelos professores no Ensino Fundamental, esta relação parece bem-evidente. Por meio da aplicação de um questionário estruturado a professores das escolas de Ensino Fundamental italianas, no presente estudo tentamos documentar se há maior incidência de dislexia, discalculia e agrafia em crianças canhotas.Palavras-chave: Dislexia. Discalculia. Disgrafia. Assimetria cerebral. Canhotismo.Publicado
2015-01-17
Cómo citar
Bucca, A., & Arcoraci, C. V. (2015). Distúrbios de linguagem e de aprendizagem em crianças canhotos // Language and learning disorders in hander children. CONJECTURA: Filosofia E educação, 20(1), 13–22. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3088
Número
Sección
Artigos
Licencia
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.