Crianças investigadoras? Cenários de participação ativa na educação básica // Children as researchers? Scenarios of children’s participation in Middle School

Autori

  • Paulo Jorge Freitas da Silva e Costa Universidade do Minho
  • Natália Fernandes Universidade do Minho
  • Maria Beatriz Oliveira Pereira Universidade do Minho

Abstract

Considerando as crianças como atores sociais (com voz e ação) competentes para a interpretação do contexto em que se inserem, apresenta-se no presente artigo uma reflexão sobre a sua importância, enquanto sujeitos e participantes na investigação partilhada. Através da participação das crianças como investigadoras em dois estudos de opinião, pretende-se discutir as respetivas possibilidades e limites, enquanto metodologia participativa na Educação Básica. A informação proveniente das crianças forneceu pistas de intervenção aplicadas à escola.

Pubblicato

2013-07-25

Come citare

Costa, P. J. F. da S. e, Fernandes, N., & Pereira, M. B. O. (2013). Crianças investigadoras? Cenários de participação ativa na educação básica // Children as researchers? Scenarios of children’s participation in Middle School. CONJECTURA: Filosofia E educação, 174–192. Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2116