Os impactos do Pibid nas licenciaturas e na educação básica // The impacts of Pibid in licensure and in Basic Education

Autori

  • Adair Aguiar Neitzel UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
  • Valéria Silva Ferreira UNIVALI
  • Denise Costa Secretaria de Educação de Balneário Camboriú

Abstract

Este artigo discute os impactos do PIBID UNIVALI – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – na Educação Básica.  O PIBID é uma política pública brasileira de valorização do magistério implementada pela CAPES, a partir de 2007. A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa e quantitativa e a coleta de dados deu-se a partir da pesquisa documental. Os dados apresentados revelam que uma política pública bem articulada pode promover a parceria entre a Educação Superior e a Educação Básica, voltadas para a formação dos futuros professores, introduzindo os licenciandos no espaço escolar para que possam compreender o seu cotidiano e assim melhor articular a teoria e a prática a partir de situações educativas concretas. O considerável aumento do número de unidades de ensino que passaram a fazer parte do PIBID UNIVALI, a partir de 2012, ampliou as possibilidades de envolvimento dos participantes do processo num movimento amplo de aprendizagem, valorização do magistério e realização profissional. Os dados apresentados indicam que o PIBID promove o resgate da função da escola e esta passa a ser percebida como uma oportunidade de realização profissional. Os futuros professores percebem que os problemas podem deflagrar ações criadoras e criativas e a universidade problematiza situações educativas concretas. Há uma movimentação nas escolas, pois se desacomodam práticas pedagógicas e institui-se um ritmo mais dinâmico ao cotidiano escolar, principalmente no que diz respeito à criação de materiais didáticos e instrucionais e à vivência estética. O programa ainda cultiva espaços para a socialização de experiências e de formação dos envolvidos. 

Biografie autore

Adair Aguiar Neitzel, UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Mestrado e Doutorado em Educação da UNIVALI. Coordenadora Institucional do PIBID UNIVALI. Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora.

Valéria Silva Ferreira, UNIVALI

Doutora em Psicologia da Educação PUC/SP e Mestre em Educação UFPR. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Univali. As publicações mais recentes da autora: “Expectativas da família, crianças e professores a respeito do primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos”. Educação (Santa Maria. Online), v. 38, 2013 e “Famílias de crianças e escola: relações em foco”. Teoria e Prática da Educação, v. 14, 2011.


Denise Costa, Secretaria de Educação de Balneário Camboriú

Mestre em Educação pela UNIVALI. Professora de Arte na Rede Municipal de Educação de Balneário Camboriú, SC.

Pubblicato

2013-07-25

Come citare

Neitzel, A. A., Ferreira, V. S., & Costa, D. (2013). Os impactos do Pibid nas licenciaturas e na educação básica // The impacts of Pibid in licensure and in Basic Education. CONJECTURA: Filosofia E educação, 98–121. Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2062