Os impactos do Pibid nas licenciaturas e na educação básica // The impacts of Pibid in licensure and in Basic Education
Abstract
Este artigo discute os impactos do PIBID UNIVALI – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – na Educação Básica. O PIBID é uma política pública brasileira de valorização do magistério implementada pela CAPES, a partir de 2007. A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa e quantitativa e a coleta de dados deu-se a partir da pesquisa documental. Os dados apresentados revelam que uma política pública bem articulada pode promover a parceria entre a Educação Superior e a Educação Básica, voltadas para a formação dos futuros professores, introduzindo os licenciandos no espaço escolar para que possam compreender o seu cotidiano e assim melhor articular a teoria e a prática a partir de situações educativas concretas. O considerável aumento do número de unidades de ensino que passaram a fazer parte do PIBID UNIVALI, a partir de 2012, ampliou as possibilidades de envolvimento dos participantes do processo num movimento amplo de aprendizagem, valorização do magistério e realização profissional. Os dados apresentados indicam que o PIBID promove o resgate da função da escola e esta passa a ser percebida como uma oportunidade de realização profissional. Os futuros professores percebem que os problemas podem deflagrar ações criadoras e criativas e a universidade problematiza situações educativas concretas. Há uma movimentação nas escolas, pois se desacomodam práticas pedagógicas e institui-se um ritmo mais dinâmico ao cotidiano escolar, principalmente no que diz respeito à criação de materiais didáticos e instrucionais e à vivência estética. O programa ainda cultiva espaços para a socialização de experiências e de formação dos envolvidos.Downloads
Published
2013-07-25
How to Cite
Neitzel, A. A., Ferreira, V. S., & Costa, D. (2013). Os impactos do Pibid nas licenciaturas e na educação básica // The impacts of Pibid in licensure and in Basic Education. Conjectura: Filosofia E educação, 98–121. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2062
Issue
Section
ARTICLES
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.