A questão de pesquisa sob a perspectiva da atitude fenomenológica de investigação // The research issue according to the perspective of phenomenological investigation attitude

Autori

  • Maria Aparecida Viggiani Bicudo Unesp, Rio Claro
  • Tiago Emanuel Klüber Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Abstract

No âmbito da pesquisa em educação aparecem e convivem diversas abordagens de pesquisa que orientam as investigações. Dentre elas há a pesquisa qualitativa segundo uma abordagem fenomenológica. Essa afirmação podeser estendida à pesquisa em Educação Matemática. Assim, no intuito de contribuir para a reflexão sobre pesquisa nesses âmbitos, buscamos, com este texto, explicitar uma compreensão sobre o modo de se constituir a questão depesquisa em uma atitude de investigação fenomenológica, contextualizada na região de inquérito da Educação Matemática. O processo exposto esclarece o movimento articulador que exige rigor e clareza por parte do pesquisador.Enfim, deixamos, com este texto, pistas do movimento que o pesquisador efetua ao buscar esclarecer a pergunta/questão estabelecida, tornando-a mais clara e lançando luzes sobre a investigação em sua totalidade. Expõe, ainda, uma compreensão dos aspectos epistemológicos e ontológicos acerca desse assunto.

Biografie autore

Maria Aparecida Viggiani Bicudo, Unesp, Rio Claro

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - UNESP, Rio Claro.

Tiago Emanuel Klüber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutor em Educação Científica e Tecnológica. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino da PPGEN, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu.

Pubblicato

2013-08-06

Come citare

Bicudo, M. A. V., & Klüber, T. E. (2013). A questão de pesquisa sob a perspectiva da atitude fenomenológica de investigação // The research issue according to the perspective of phenomenological investigation attitude. CONJECTURA: Filosofia E educação, 18(3), 24–40. Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1949

Fascicolo

Sezione

Artigos