A questão de pesquisa sob a perspectiva da atitude fenomenológica de investigação // The research issue according to the perspective of phenomenological investigation attitude
Abstract
No âmbito da pesquisa em educação aparecem e convivem diversas abordagens de pesquisa que orientam as investigações. Dentre elas há a pesquisa qualitativa segundo uma abordagem fenomenológica. Essa afirmação podeser estendida à pesquisa em Educação Matemática. Assim, no intuito de contribuir para a reflexão sobre pesquisa nesses âmbitos, buscamos, com este texto, explicitar uma compreensão sobre o modo de se constituir a questão depesquisa em uma atitude de investigação fenomenológica, contextualizada na região de inquérito da Educação Matemática. O processo exposto esclarece o movimento articulador que exige rigor e clareza por parte do pesquisador.Enfim, deixamos, com este texto, pistas do movimento que o pesquisador efetua ao buscar esclarecer a pergunta/questão estabelecida, tornando-a mais clara e lançando luzes sobre a investigação em sua totalidade. Expõe, ainda, uma compreensão dos aspectos epistemológicos e ontológicos acerca desse assunto.Downloads
Published
2013-08-06
How to Cite
Bicudo, M. A. V., & Klüber, T. E. (2013). A questão de pesquisa sob a perspectiva da atitude fenomenológica de investigação // The research issue according to the perspective of phenomenological investigation attitude. Conjectura: Filosofia E educação, 18(3), 24–40. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1949
Issue
Section
ARTICLES
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.