A história oral e suas contribuições para o estudo das culturas escolares // Oral history and its contributions to the study of school cultures
Abstract
O presente artigo tem como objetivo evidenciar as contribuições da História Oral como um importante caminho metodológico para os estudos das culturas escolares. Para tanto, o texto inicia discutindo as mudanças ocorridas no campo da História, que deram voz aos sujeitos do cotidiano. Em seguida o conceito de culturas escolares é entrelaçado à História Oral, sendo abordada como uma das possibilidades para recuperar os registros do passado através da subjetividade dos sujeitos de hoje. O artigo é concluído através de uma reflexão sobre as contribuições desta abordagem metodológica para a História da Educação e os estudos das culturas escolares, bem como sinalizandoa importância de os agentes da escola perceberem-se como protagonistas da história, questionando certezas, dualidades, a fim de colaborar na compreensão da sua construção sociocultural, bem como dos espaços em que atuam.Downloads
Pubblicato
2013-07-03
Come citare
Aragão, M., Timm, J. W., & Kreutz, L. (2013). A história oral e suas contribuições para o estudo das culturas escolares // Oral history and its contributions to the study of school cultures. CONJECTURA: Filosofia E educação, 18(2), 28–41. Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1900
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.