A história oral e suas contribuições para o estudo das culturas escolares // Oral history and its contributions to the study of school cultures

Autores/as

  • Milena Aragão Universidade Federal de Sergipe
  • Jordana Wruck Timm Universidade de Caxias do Sul
  • Lúcio Kreutz Universidade de Caxias do Sul

Resumen

O presente artigo tem como objetivo evidenciar as contribuições da História Oral como um importante caminho metodológico para os estudos das culturas escolares. Para tanto, o texto inicia discutindo as mudanças ocorridas no campo da História, que deram voz aos sujeitos do cotidiano. Em seguida o conceito de culturas escolares é entrelaçado à História Oral, sendo abordada como uma das possibilidades para recuperar os registros do passado através da subjetividade dos sujeitos de hoje. O artigo é concluído através de uma reflexão sobre as contribuições desta abordagem metodológica para a História da Educação e os estudos das culturas escolares, bem como sinalizandoa importância de os agentes da escola perceberem-se como protagonistas da história, questionando certezas, dualidades, a fim de colaborar na compreensão da sua construção sociocultural, bem como dos espaços em que atuam.

Publicado

2013-07-03

Cómo citar

Aragão, M., Timm, J. W., & Kreutz, L. (2013). A história oral e suas contribuições para o estudo das culturas escolares // Oral history and its contributions to the study of school cultures. CONJECTURA: Filosofia E educação, 18(2), 28–41. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1900

Número

Sección

Artigos