A história oral e suas contribuições para o estudo das culturas escolares // Oral history and its contributions to the study of school cultures
Abstract
O presente artigo tem como objetivo evidenciar as contribuições da História Oral como um importante caminho metodológico para os estudos das culturas escolares. Para tanto, o texto inicia discutindo as mudanças ocorridas no campo da História, que deram voz aos sujeitos do cotidiano. Em seguida o conceito de culturas escolares é entrelaçado à História Oral, sendo abordada como uma das possibilidades para recuperar os registros do passado através da subjetividade dos sujeitos de hoje. O artigo é concluído através de uma reflexão sobre as contribuições desta abordagem metodológica para a História da Educação e os estudos das culturas escolares, bem como sinalizandoa importância de os agentes da escola perceberem-se como protagonistas da história, questionando certezas, dualidades, a fim de colaborar na compreensão da sua construção sociocultural, bem como dos espaços em que atuam.Downloads
Published
2013-07-03
How to Cite
Aragão, M., Timm, J. W., & Kreutz, L. (2013). A história oral e suas contribuições para o estudo das culturas escolares // Oral history and its contributions to the study of school cultures. Conjectura: Filosofia E educação, 18(2), 28–41. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1900
Issue
Section
ARTICLES
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.