O significado do aprender: linguagem e pesquisa na reconstrução de conhecimentos

Autori

  • Roque Moraes

Abstract

     O texto apresenta e discute um entendimento de  aprendizagem que se fundamenta na linguagem e na pesquisa.
Defendendo que todo aprender constitui a reconstrução de algo já anteriormente aprendido, argumenta-se que a aceitação disso exige valorizar a linguagem e a pesquisa como elementos centrais nos processos de ensinar e de aprender. Mostra-se, ainda, que assumir esses entendimentos possibilita tornar as aprendizagens mais significativas, criando oportunidades aos alunos de se  assumirem em suas autorias na reconstrução dos discursos sociais, e, assim, qualificar politicamente todo o processo.

Come citare

Moraes, R. (2010). O significado do aprender: linguagem e pesquisa na reconstrução de conhecimentos. CONJECTURA: Filosofia E educação, 15(1). Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/188

Fascicolo

Sezione

Artigos