O significado do aprender: linguagem e pesquisa na reconstrução de conhecimentos
Abstract
O texto apresenta e discute um entendimento de aprendizagem que se fundamenta na linguagem e na pesquisa.Defendendo que todo aprender constitui a reconstrução de algo já anteriormente aprendido, argumenta-se que a aceitação disso exige valorizar a linguagem e a pesquisa como elementos centrais nos processos de ensinar e de aprender. Mostra-se, ainda, que assumir esses entendimentos possibilita tornar as aprendizagens mais significativas, criando oportunidades aos alunos de se assumirem em suas autorias na reconstrução dos discursos sociais, e, assim, qualificar politicamente todo o processo.
Downloads
Zitationsvorschlag
Moraes, R. (2010). O significado do aprender: linguagem e pesquisa na reconstrução de conhecimentos. CONJECTURA: Filosofia E educação, 15(1). Abgerufen von https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/188
Ausgabe
Rubrik
Artigos
Lizenz
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.