Swann e a formação objetiva do sujeito: reflexões a partir de Theodor W. Adorno // Swann and the objective cultural formation: reflections by Theodor W. Adorno

Autori

  • Christian Muleka Mwewa Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Alexandre Fernandez Vaz Universidade Federal de Santa Catarina

Abstract

O presente artigo pretende refletir, a partir de contribuições de Theodor W. Adorno, sobre aspectos da formação objetiva do sujeito. Isso é feito por meio da apropriação de conceitos como autoconservação, autocrítica e crítica imanente. Tomamos como exemplo parte do projeto de à la recherche du temps perdu de Marcel Proust, nomeadamente, Un amour de Swann. A análise do processo de formação de Swann permite observar nexos e tensões que o sujeito elabora com o mundo objetivo. A ação do Swann incorpora na sua relação co m o mundo objetivo os processos próprios da Obra de Arte autêntica para empreender a crítica necessária ao contexto social em que está inserido. Crítica esta, também, voltada a si próprio.

Biografie autore

Christian Muleka Mwewa, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (com estágio doutoral na Université Paris 1 – Panthéon Sorbonne); Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul/Brasil); Coordenador do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Sociedade (Unisul/CNPq).

Alexandre Fernandez Vaz, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Ciências Humanas e Sociais (Dr. phil.) pela Leibniz Universität Hannover; Professor nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)/Brasil; Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq; Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq).

Pubblicato

2013-08-06

Come citare

Mwewa, C. M., & Vaz, A. F. (2013). Swann e a formação objetiva do sujeito: reflexões a partir de Theodor W. Adorno // Swann and the objective cultural formation: reflections by Theodor W. Adorno. CONJECTURA: Filosofia E educação, 18(3), 138–154. Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1581

Fascicolo

Sezione

Artigos