Swann e a formação objetiva do sujeito: reflexões a partir de Theodor W. Adorno // Swann and the objective cultural formation: reflections by Theodor W. Adorno
Abstract
O presente artigo pretende refletir, a partir de contribuições de Theodor W. Adorno, sobre aspectos da formação objetiva do sujeito. Isso é feito por meio da apropriação de conceitos como autoconservação, autocrítica e crítica imanente. Tomamos como exemplo parte do projeto de à la recherche du temps perdu de Marcel Proust, nomeadamente, Un amour de Swann. A análise do processo de formação de Swann permite observar nexos e tensões que o sujeito elabora com o mundo objetivo. A ação do Swann incorpora na sua relação co m o mundo objetivo os processos próprios da Obra de Arte autêntica para empreender a crítica necessária ao contexto social em que está inserido. Crítica esta, também, voltada a si próprio.Downloads
Published
2013-08-06
How to Cite
Mwewa, C. M., & Vaz, A. F. (2013). Swann e a formação objetiva do sujeito: reflexões a partir de Theodor W. Adorno // Swann and the objective cultural formation: reflections by Theodor W. Adorno. Conjectura: Filosofia E educação, 18(3), 138–154. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1581
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